EMPOWERMENT: UMA FERRAMENTA PARA EQUIPES DE PROJETOS DE ALTA PERFORMANCE

Autores

  • Débora Mafaciolli
  • Liciane Diehl Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES

DOI:

https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v4i1.18679

Palavras-chave:

Empowerment. Gestão de pessoas. Equipes de projetos.

Resumo


Para permanecer no mercado, as organizações necessitam adotar uma postura flexível e aberta à mudança, investindo o seu diferencial competitivo no capital humano. Nesse sentido, é necessário que as pessoas aumentem sua participação nos processos decisórios e possam contribuir com seu conhecimento para o desenvolvimento organizacional. Assim, esse artigo discorre sobre o empowerment, uma forma de gestão participativa na tomada de decisões, com a finalidade de identificar o nível de autonomia das equipes que participaram de projetos em uma organização de serviços e identificar os principais fatores que influenciam este nível. Para isso, foram aplicados questionários para os patrocinadores e equipes de projetos. Os resultados demonstram que os colaboradores sentem maior autonomia nas atividades de rotina, do que quando estão trabalhando em equipes de projetos.  Por outro lado, os patrocinadores percebem um nível de autonomia das equipes menor do que a própria equipe. A pesquisa demonstrou que o empowerment influencia nos sentimentos de valorização, motivação e responsabilidade. Os principais fatores que influenciam no nível de autonomia atual são centralização de decisões e receio da equipe de se indispor com colegas e áreas. Para 98,3% dos entrevistados, o empowerment das equipes influência nos resultados dos projetos. Sugere-se a continuidade deste estudo, a fim de ampliar a autonomia das equipes de projetos, visto que o tema é amplo e complexo. 

Biografia do Autor

Liciane Diehl, Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES

Doutoranda em Psicologia (Grupo de Pesquisa em Psicologia da Saúde Ocupacional, na UNISINOS), Mestre em Psicologia Social pela PUCRS (2013), Pós-graduada em Gestão Estratégica de Pessoas pelo Centro Universitário UNIVATES (2007) e Psicóloga pela UNISINOS (2002). Atualmente é professora assistente, coordenadora pedagógica do Centro de Gestão Organizacional. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia, Organizações e Trabalho; Saúde Mental e Trabalho; e na área de Gestão de Recursos Humanos.

Downloads

Publicado

02-08-2018

Como Citar

MAFACIOLLI, D.; DIEHL, L. EMPOWERMENT: UMA FERRAMENTA PARA EQUIPES DE PROJETOS DE ALTA PERFORMANCE. Gestão e Desenvolvimento em Revista, [S. l.], v. 4, n. 1, p. p. 4–20, 2018. DOI: 10.48075/gdemrevista.v4i1.18679. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/18679. Acesso em: 20 jan. 2022.

Edição

Seção

Artigos