AUDITORIA GOVERNAMENTAL: INSTRUMENTO DE DETECÇÃO DE FRAUDES E IRREGULARIDADES NO REPASSE DE TRANSFERÊNCIAS VOLUNTÁRIAS AO TERCEIRO SETOR - OSCIPs

Autores

  • Andressa Marques Gonçalves Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE
  • Queila Franciele Fabris Bosio Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE.
  • Aline Steinke Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE.

DOI:

https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v3i2.19094
Agências de fomento

Palavras-chave:

Auditoria Governamental. Fraudes. Terceiro Setor. OSCIPs.

Resumo

A auditoria governamental é uma ramificação da auditoria, tendo como campo de aplicação o setor público. Esta tipologia constitui-se num importante instrumento de controle, à medida que possibilita uma melhor alocação dos recursos públicos, bem como, contribui na detecção e propõe correções dos desperdícios de recursos públicos, da negligência, da improbidade administrativa, irregularidades, fraudes, omissões, entre outros aspectos,diante desses argumentos, o presente trabalho objetiva apresentar a auditoria governamental como instrumento de detecção de irregularidades, no repasse de transferências voluntárias ao Terceiro Setor, para tanto, foram escolhidas como objeto de estudo as Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs) do Estado do Paraná, as quais foram analisadas por meio do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) nos anos de 2012,2013 e 2014. A metodologia empregada, por meio do método dedutivo norteou a pesquisa, com a tipologia descritiva a fim de proporcionar maiores informações com relação ao assunto. Conclui-se como o TCE-PR atua nos casos de irregularidades no repasse de transferências voluntárias as OSCIPs e como esse órgão é importante no controle, transparência e fiscalização das verbas públicas.

Biografia do Autor

Andressa Marques Gonçalves, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE

Graduação em Ciências Contábeis na Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE.

Queila Franciele Fabris Bosio, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE.

Graduação em Ciências Contábeis. Mestrado em Educação na Universidade do Oeste do Paraná – UNIOESTE. Atualmente é professora assistente na Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE.

Aline Steinke, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE.

Graduação em Ciências Contábeis. Mestranda em Contabilidade na Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE.

Downloads

Publicado

20-03-2018

Como Citar

GONÇALVES, A. M.; BOSIO, Q. F. F.; STEINKE, A. AUDITORIA GOVERNAMENTAL: INSTRUMENTO DE DETECÇÃO DE FRAUDES E IRREGULARIDADES NO REPASSE DE TRANSFERÊNCIAS VOLUNTÁRIAS AO TERCEIRO SETOR - OSCIPs. Gestão e Desenvolvimento em Revista, [S. l.], v. 3, n. 2, p. p. 96–111, 2018. DOI: 10.48075/gdemrevista.v3i2.19094. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/19094. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos