GESTÃO DO CONHECIMENTO: O ELEMENTO CONFIANÇA PARA O COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO

Autores

  • Elissandra Luiz dos Santos Maronato Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
  • Rosângela de Fátima Stankowitz Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

DOI:

https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v3i2.19095
Agências de fomento

Palavras-chave:

Gestão do Conhecimento. Compartilhamento do Conhecimento. Confiança.

Resumo

Em uma sociedade baseada em conhecimento, é essencial que a organização consiga utilizar esse ativo a seu favor. Contudo, o conhecimento muitas vezes está disperso na organização, sendo intrínseco a cada um dos indivíduos que a integram. Pesquisas recentes sobre Gestão do Conhecimento demonstram a confiança como elemento diferencial na promoção do compartilhamento do conhecimento dentro da organização. Nesse contexto, este artigo tem por objetivo verificar o papel do elemento confiança no compartilhamento do conhecimento entre indivíduos para a Gestão do Conhecimento. A pesquisa tem como base a pesquisa bibliográfica para a elaboração do portfólio de estudo. A análise foi realizada com base nos 30 artigos da área de administração convergentes ao tema obtido na base de dados internacional SCOPUS a partir dos termos chaves: Gestão do Conhecimento, compartilhamento do conhecimento e confiança. Os resultados demonstram um claro e significativo efeito da confiança enquanto elemento facilitador para o compartilhamento do conhecimento. As pesquisas sugerem, também, a importância da criação de um ambiente organizacional de confiança para uma Gestão do Conhecimento efetiva.

Biografia do Autor

Elissandra Luiz dos Santos Maronato, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Graduação em Secretariado Executivo. Mestranda em Administração Pública pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Rosângela de Fátima Stankowitz, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Graduação em Ciências Econômicas. Mestrado em Engenharia de Produção. Doutorado em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Atualmente é professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Downloads

Publicado

20-03-2018

Como Citar

MARONATO, E. L. dos S.; STANKOWITZ, R. de F. GESTÃO DO CONHECIMENTO: O ELEMENTO CONFIANÇA PARA O COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO. Gestão e Desenvolvimento em Revista, [S. l.], v. 3, n. 2, p. p. 112–126, 2018. DOI: 10.48075/gdemrevista.v3i2.19095. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/19095. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos