EFICIÊNCIA TÉCNICA NA APLICAÇÃO DE RECURSOS PÚBLICOS NA ÁREA DA SAÚDE DOS MUNICÍPIOS DO SUDOESTE DO ESTADO DO PARANÁ

Autores

  • Hilson Pascotto
  • André Luiz Comunelo
  • Gilberto Francisco Ceretta

DOI:

https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v4i1.19962

Resumo


Este trabalho teve como objetivo verificar a existência de desperdícios de recursos na produção de Ações e Serviços Públicos de Saúde (ASPS) entre os municípios da Região Sudoeste do Paraná em 2013, com base nas suas eficiências técnicas determinadas pela análise envoltória de dados (DEA). De acordo com a literatura, para se obter uma boa capacidade discriminatória do método, a amostra utilizada constitui-se dos 42 municípios da Região Sudoeste do estado do Paraná. Os cálculos do DEA foram feitos por meio do software livre SIAD v.3.0, e a seleção das variáveis utilizadas, três inputs e quatro outputs, se deu por meio do método Multicritério Combinatório Inicial. Os resultados revelaram que o escore médio de eficiência técnica dos municípios pesquisados foi de 0,908485, e que 26,19% deles estão operando na fronteira de eficiência global. Os demais apresentaram algum tipo de ineficiência técnica pura e/ou de escala. De forma geral, se estes municípios conseguissem atingir a eficiência técnica de seus pares, seria possível obter uma redução de 8,25% no total dos gastos em ASPS no ano de 2013.

Biografia do Autor

Hilson Pascotto

Graduado em Administração e Ciências Contábeis. Mestrado em Gestão de Negócios na Universidade Estadual de Maringá - UEM, Campus de Maringá.

André Luiz Comunelo

Graduado em Ciências Contábeis. Mestrado em Ciências Contábeis na Universidade Federal do Paraná – UFPR, Campus Curitiba.

Gilberto Francisco Ceretta

Graduado em Administração. Doutorado em Administração na Universidade Federal do Paraná – UFPR, Campus de Curitiba.

Downloads

Publicado

02-08-2018

Como Citar

PASCOTTO, H.; COMUNELO, A. L.; CERETTA, G. F. EFICIÊNCIA TÉCNICA NA APLICAÇÃO DE RECURSOS PÚBLICOS NA ÁREA DA SAÚDE DOS MUNICÍPIOS DO SUDOESTE DO ESTADO DO PARANÁ. Gestão e Desenvolvimento em Revista, [S. l.], v. 4, n. 1, p. p. 21–37, 2018. DOI: 10.48075/gdemrevista.v4i1.19962. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/19962. Acesso em: 21 maio. 2022.

Edição

Seção

Artigos