ANÁLISE DO ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO MUNICIPAL SUSTENTÁVEL NO ESTADO DE SANTA CATARINA
DOI:
https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v4i2.20514Palavras-chave:
Desenvolvimento Sustentável, Sustentabilidade, Mesorregiões catarinenses.Resumo
O Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável (IDMS) busca avaliar o desenvolvimento sustentável dos municípios catarinenses. Intenta ainda situar os gestores públicos em relação a um cenário futuro desejável e definir prioridades locais visando à conquista de patamares mais elevados de sustentabilidade. Este artigo buscou analisar o comportamento dos índices de desenvolvimento municipal sustentável do maior município de cada mesorregião do estado de Santa Catarina, a saber, Vale do Itajaí - Blumenau, Oeste Catarinense - Chapecó, Sul Catarinense - Criciúma, Grande Florianópolis - Florianópolis, Norte Catarinense - Joinville e Serrana - Lages. A base de dados utilizada pautou-se nos pilares sociocultural, econômico, ambiental e político-institucional. Foram empregados na análise os anos de 2012, 2014 e 2016 disponibilizados pela Federação Catarinense de Municípios. A partir dos resultados obtidos, observa-se que todos os municípios pesquisados estão com valores acima das médias de suas respectivas mesorregiões. Isso se deve ao tamanho das cidades, que são maiores que as demais e, possivelmente, suas arrecadações e investimentos também o sejam. Cumpre ressaltar que esses índices apontam aos municípios caminhos e ações para a melhoria e garantia da sustentabilidade. O IDMS serve de ferramenta aos municípios, cabendo aos agentes públicos se aprofundar nas causas que resultaram nos números publicados.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.