OS PRINCIPAIS FATORES QUE INFLUENCIAM O CONSUMIDOR A ADQUIRIR UM PRODUTO REGIONAL: UM ESTUDO NO MUNICÍPIO DE PORTO NACIONAL - TO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v4i2.20563

Palavras-chave:

consumidores, mercado regional, produtos regionais

Resumo


O presente trabalho teve o objetivo de identificar as principais características do comportamento dos consumidores quanto à decisão em adquirir um produto regional no município de Porto Nacional - TO. O trabalho utilizou a metodologia survey de pesquisa, sendo realizada por intermédio da aplicação de questionários a 96 (noventa e seis) consumidores, selecionados tendo por base uma amostra não probabilística de conveniência. A realização deste trabalho se justifica no sentido de melhor entender o comportamento dos consumidores locais, quanto à preferência de produtos regionais. Os resultados indicam que as principais características dos consumidores que adquirem produtos regionais no município de Porto Nacional-TO dizem respeito ao tratamento igualitário entre os produtos regionais e os produtos de grandes marcas. A boa aceitação destes produtos se deve em parte a percepção pelos consumidores de que a qualidade não é exclusiva ou limitada aos produtos de grandes marcas, mas também pode ser encontrada em produtos regionais.

Biografia do Autor

Luana Karla Aires de Araújo, Instituto Federal do Tocantins - IFTO

Tecnológa em Logística pelo Instituto Federal do Tocantins - IFTO

William Brasil Rodrigues Sobrinho, Instituto Federal do Tocantins - IFTO

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e professor do Instituto Federal do Tocantins (IFTO). Contato: Av. Joaquim Teotônio Segurado, Qd 202 Sul, ACSU-SE 20, Cj 01, Lote 08, Sul, Palmas-TO, CEP: 77.020-450.E-mail: william@ifto.edu.br

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Publicado

30-01-2019

Como Citar

ARAÚJO, L. K. A. de; RODRIGUES SOBRINHO, W. B. OS PRINCIPAIS FATORES QUE INFLUENCIAM O CONSUMIDOR A ADQUIRIR UM PRODUTO REGIONAL: UM ESTUDO NO MUNICÍPIO DE PORTO NACIONAL - TO. Gestão e Desenvolvimento em Revista, [S. l.], v. 4, n. 2, p. p. 53–68, 2019. DOI: 10.48075/gdemrevista.v4i2.20563. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/20563. Acesso em: 18 maio. 2022.

Edição

Seção

Artigos