A SUSTENTABILIDADE DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PELO OLHAR DE DIFERENTES ATORES: CONVERGÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v4i2.20686Palavras-chave:
Responsabilidade Social, Sustentabilidade, Discurso Organizacional.Resumo
As organizações têm procurado realizar atividades sustentáveis que conciliem os aspectos sociais, econômicos e ambientais, dada a necessidade de mudança em suas ações frente aos problemas ambientais. Contudo, a divulgação dessas atividades nem sempre se mostra coerente com as percepções dos diferentes atores organizacionais. Por isso, o presente estudo propõe analisar as convergências e divergências entre o discurso organizacional de sustentabilidade e a compreensão de atores sobre suas práticas. Para atingir esse objetivo, realizou-se um estudo qualitativo e descritivo em uma instituição de ensino superior atuante na região do Alto Paranaíba, por meio de pesquisa documental e de entrevistas com quatro pessoas vinculadas à organização. Como resultado, verificou-se que, em ambos os discursos, há uma valorização das atividades de responsabilidade socioambiental desenvolvidas pela instituição e o reconhecimento da sua importância. Porém, nem sempre há o envolvimento de atores sociais na proposição das atividades voltadas à comunidade, como abordado no discurso oficial. Além disso, esse discurso não reconhece o caráter estratégico que a sustentabilidade tem para a instituição.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.