SUSTENTABILIDADE EM GRANJAS SUINÍCOLAS DA REGIÃO DE SÃO LOURENÇO DO OESTE - SC
DOI :
https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v4i2.20973Mots-clés :
Sustentabilidade, Suinocultura, Indicadores de sustentabilidadeRésumé
Este artigo analisou por meio de um estudo multicasos 6 granjas de produção de suínos com objetivo de identificar o nível de sustentabilidade da produção suinícola em granjas produtoras de suínos da região de São Lourenço do Oeste – SC. Para tanto, aplicou-se um questionário com 35 perguntas para 6 proprietários do município, as perguntas levaram em consideração as identificações dos respondentes, os indicadores Político Espacial, indicador Econômico Social e o indicador Ambiental. A pontuação da pesquisa teve uma classificação muito baixa, os proprietários não mantem suas granjas em conformidade com a legislação. O processo de controle de custos e os gastos também não são organizados, também não há controle de perdas e ganhos. É possível perceber que o melhor desempenho é da empresa “C” tendo em seu somatório uma pontuação de 6,39 pontos, e o pior desempenho é a granja “D” com 2,92 pontos. Os resultados indicam, de modo geral, falta de conhecimento nas práticas e nas normas contábeis, apesar de todas as 6 granjas reaproveitarem os dejetos da melhor forma possível, por outro lado os indicadores políticos espaciais e os indicadores econômicos sociais estão bem abaixo do normal sendo necessárias melhorias nestes aspectos.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.