EM BUSCA DO CRESCIMENTO PERDIDO: EXPLICAÇÕES PARA A PERSISTÊNCIA DA CRISE ECONÔMICA DE 2007/2008 NOS PAÍSES DESENVOLVIDOS
DOI:
https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v5i1.21169
Agências de fomento
Palavras-chave:
Crise econômica, ciclos, crescimento econômico, países desenvolvidosResumo
O presente artigo apresenta e examina algumas explicações para a dificuldade de recuperação dos países desenvolvidos no pós-crise econômica de 2007/08. Essa foi tão severa para as economias desenvolvidas que passou a receber o epiteto de a “Grande Crise”. Embora não tenha apresentada a mesma magnitude de queda nos níveis de atividade econômica e no emprego que a Grande Depressão de 1929, a duração dos efeitos da Grande Crise tem chamado à atenção de diversos economistas. Aqui se expõe três das principais hipóteses explicativas para tal fenômeno: a de estagnação secular; a de headwinds; e a de efeito histerese. Mesmo partindo de diferentes premissas, elas compartilham uma visão pessimista sobre a trajetória futura das taxas de crescimento econômico para as próximas décadas. Da mesma forma, apontam implicações e novos desafios para a condução da política econômica e para a própria teoria econômicaDownloads
Publicado
16-12-2019
Como Citar
VASCONCELOS, M. R. EM BUSCA DO CRESCIMENTO PERDIDO: EXPLICAÇÕES PARA A PERSISTÊNCIA DA CRISE ECONÔMICA DE 2007/2008 NOS PAÍSES DESENVOLVIDOS. Gestão e Desenvolvimento em Revista, [S. l.], v. 5, n. 1, p. p. 70–83, 2019. DOI: 10.48075/gdemrevista.v5i1.21169. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/21169. Acesso em: 17 set. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.