INFLUÊNCIA DO SETOR DE EMBALAGENS NO SAG DE LEITE: O OLHAR DO SEGMENTO DISTRIBUIDOR

Autores

  • Camila Silva Bassanello Universidade Estadual de Maringá
  • José Paulo de Souza Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v4i2.21211
Agências de fomento
CNPq

Palavras-chave:

Custo de Mensuração. Nova Economia Institucional. Sistema Agroindustrial

Resumo

Este estudo busca entender a influência do segmento fornecedor de embalagem no SAG de leite no Paraná, particularmente na perspectiva do segmento distribuidor. Empiricamente seu enfoque se estabelece na identificação da dependência do SAG, de formal geral, quanto à atuação do segmento fornecedor de embalagens para a oferta de informação e garantia de direito de propriedade entre os agentes da cadeia produtiva. Sua execução se orientou teoricamente na discussão dos arranjos institucionais sob os pilares do Institucionalismo Econômico, enfocando a estrutura de governança e mecanismos de enforcement, tomando-se como orientação a Teoria dos Custos de Mensuração. A partir de dados primários, obtidos a partir de entrevistas semi-estruturadas com representantes do segmento distribuidor localizados na região Norte do Paraná, efetuou-se uma análise qualitativa, com uso do método de análise de conteúdo, buscando-se entender esse fenômeno. Como resultado identificou-se que a embalagem é reconhecida por gerar informações que influenciam nas decisões de compra no segmento consumidor, atacadista e varejista. Os entrevistados ratificaram a embalagem como principal responsável por disponibilizar informação acerca do produto, auxiliar na armazenagem do produto na distribuição e, em alguns casos, por responder pelo valor do produto, independente da qualidade intrínseca do produto transacionado.

Biografia do Autor

Camila Silva Bassanello, Universidade Estadual de Maringá

Graduanda do 4º ano do curso de Administração da Universidade Estadual de Maringá.

José Paulo de Souza, Universidade Estadual de Maringá

Professor Associado do Departamento de Administração da Universidade Estadual de Maringá e professor permanente do programa de pós-graduação em Administração (PPA/UEM)

Downloads

Publicado

30-01-2019

Como Citar

BASSANELLO, C. S.; SOUZA, J. P. de. INFLUÊNCIA DO SETOR DE EMBALAGENS NO SAG DE LEITE: O OLHAR DO SEGMENTO DISTRIBUIDOR. Gestão e Desenvolvimento em Revista, [S. l.], v. 4, n. 2, p. p. 133–148, 2019. DOI: 10.48075/gdemrevista.v4i2.21211. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/21211. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos