INFLUÊNCIA DO SETOR DE EMBALAGENS NO SAG DE LEITE: O OLHAR DO SEGMENTO DISTRIBUIDOR
DOI:
https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v4i2.21211Palavras-chave:
Custo de Mensuração. Nova Economia Institucional. Sistema AgroindustrialResumo
Este estudo busca entender a influência do segmento fornecedor de embalagem no SAG de leite no Paraná, particularmente na perspectiva do segmento distribuidor. Empiricamente seu enfoque se estabelece na identificação da dependência do SAG, de formal geral, quanto à atuação do segmento fornecedor de embalagens para a oferta de informação e garantia de direito de propriedade entre os agentes da cadeia produtiva. Sua execução se orientou teoricamente na discussão dos arranjos institucionais sob os pilares do Institucionalismo Econômico, enfocando a estrutura de governança e mecanismos de enforcement, tomando-se como orientação a Teoria dos Custos de Mensuração. A partir de dados primários, obtidos a partir de entrevistas semi-estruturadas com representantes do segmento distribuidor localizados na região Norte do Paraná, efetuou-se uma análise qualitativa, com uso do método de análise de conteúdo, buscando-se entender esse fenômeno. Como resultado identificou-se que a embalagem é reconhecida por gerar informações que influenciam nas decisões de compra no segmento consumidor, atacadista e varejista. Os entrevistados ratificaram a embalagem como principal responsável por disponibilizar informação acerca do produto, auxiliar na armazenagem do produto na distribuição e, em alguns casos, por responder pelo valor do produto, independente da qualidade intrínseca do produto transacionado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.