A MOTIVAÇÃO COMO FERRAMENTA PARA EFICÁCIA NO DESEMPENHO DAS ATIVIDADES DE UM BATALHÃO DE FORÇA DE PAZ DO EXÉRCITO BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v5i1.21804
Agências de fomento
Palavras-chave:
Motivação. Força de Paz. Exército Brasileiro.Resumo
Este trabalho tem como finalidade analisar e verificar como a motivação influencia no desempenho profissional do militar que atua em um Batalhão de Força de Paz do Exército Brasileiro. Este propósito será atingido por intermédio da descrição as atividades realizadas pelos militares e suas percepções, correlacionando com o modelo das motivações de Schwartz e Bilsky. Utilizou-se como método de pesquisa a pesquisa-ação, uma vez que um dos autores esteve presente em uma das missões de paz do Exército Brasileiro no Haiti. A análise dos dados foi feita pela análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram a coerência entre o modelo das motivações de Schwartz e Bilsky e os dados deste estudo, tendo influência direta na motivação dos militares tanto fatores internos (intrínsecos) quanto externos (extrínsecos). Evidenciou-se ainda que os fatores considerados importantes para motivação podem ser agrupados em cinco grupos: Missão e valores; condições de trabalho e estruturas de apoio; Oportunidades de crescimento profissional e recompensas; Espírito de corpo (Equipe) e Liderança.Downloads
Publicado
16-12-2019
Como Citar
MELLO, G. S. de M.; GUIMARÃES JR, E. de S.; BUENO, A. J. B. A MOTIVAÇÃO COMO FERRAMENTA PARA EFICÁCIA NO DESEMPENHO DAS ATIVIDADES DE UM BATALHÃO DE FORÇA DE PAZ DO EXÉRCITO BRASILEIRO. Gestão e Desenvolvimento em Revista, [S. l.], v. 5, n. 1, p. p. 99–116, 2019. DOI: 10.48075/gdemrevista.v5i1.21804. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/21804. Acesso em: 8 set. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.