GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE EM UM HOSPITAL DO NORTE DO RIO GRANDE DO SUL

Autores

  • Alex Salomão IMED Business School
  • Shalimar Gallon IMED Business School
  • Giana de Vargas Mores IMED Business School

DOI:

https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v6i1.21806
Agências de fomento
Bolsa de Produtividade em Pesquisa - Fundação Meridional

Palavras-chave:

Resíduos de serviços de saúde. Gerenciamento de resíduos. Práticas de gestão. Gestão ambiental.

Resumo

As práticas das instituições de assistência à saúde produzem quantidade significativa de resíduos hospitalares, os quais representam um problema para a saúde pública e o meio ambiente. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho foi identificar como ocorre o gerenciamento de resíduos dos serviços de saúde em um hospital localizado ao norte do Rio Grande do Sul. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, a partir de entrevistas com base em um roteiro semiestruturado com doze profissionais ligados ao gerenciamento de resíduos hospitalares. Constatou-se que o hospital estudado emprega o plano de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde e os empregados da instituição participam de forma ativa no gerenciamento, respeitando as diretrizes de segregação. A instituição conta com políticas de qualidade, comissão de redução de custos, água e energia, auxiliando na preservação do meio ambiente e na saúde humana.

Biografia do Autor

Alex Salomão, IMED Business School

Graduado em Administração pela Faculdade Meridional - IMED Business School.

Shalimar Gallon, IMED Business School

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Faculdade Meridional - IMED Business School.

Giana de Vargas Mores, IMED Business School

Doutora e Mestra em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialista em Economia e Gestão Empresarial e graduada em Ciências Econômicas pela Universidade de Passo Fundo. Professora do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Administração da Faculdade Meridional - PPGA/IMED - Business School. Integrante do Grupo de Estudos em Organizações do PPGA/UFRGS e do Núcleo de Estudos em Bioeconomia Aplicada ao Agronegócio NEB-AGRO/UFRGS. Autora e revisora de periódicos nacionais e internacionais. Possui experiência na área de pesquisa, com áreas de interesse em: cadeias produtivas agroindustriais, gestão em organizações de agronegócios, inovação e sustentabilidade. ResearchGate: https://www.researchgate.net/profile/Giana_Mores

Downloads

Publicado

09-09-2020

Como Citar

SALOMÃO, A.; GALLON, S.; MORES, G. de V. GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE EM UM HOSPITAL DO NORTE DO RIO GRANDE DO SUL. Gestão e Desenvolvimento em Revista, [S. l.], v. 6, n. 1, p. p. 3–14, 2020. DOI: 10.48075/gdemrevista.v6i1.21806. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/21806. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos