EFICIÊNCIA DOS GASTOS PÚBLICOS NA EDUCAÇÃO: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA

Autores

  • Thaliany Rodrigues de Arruda dos Santos Universidade de Taubaté
  • Quesia Postigo Kamimura Universidade de Taubaté

DOI:

https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v5i1.22489

Palavras-chave:

Estudo Bibliométrico. Educação. Eficiência dos Gastos. Recursos Públicos.

Resumo


Diante da relevância do assunto educação e de uns dos principais desafios do Estado, a alocação dos recursos públicos e a eficiência destes recursos nos investimentos, o presente artigo teve como finalidade analisar as características dos trabalhos pesquisados através do Google Acadêmico com a temática “eficiência dos gastos públicos na educação”. A metodologia utilizada foi a bibliográfica e documental, também pode ser caracterizada como um estudo bibliométrico, devido pesquisar trabalhos já publicados de um determinado tema, a abordagem do problema da pesquisa é quantitativa, a coleta de dados foi feita através da análise de 17 trabalhos localizados com esse tema. Os resultados mostraram que as pesquisas ocorreram entre os anos de 2009 a 2017, sendo que 2014 foi o ano de maior quantidade de publicações. Nesta pesquisa foram encontrados 40 autores, dentre esses, houve predominância dos autores do sexo masculino com 65,5%. A forma mais comum de se pesquisar é de dupla ou somente um autor. A abordagem usual foi a quantitativa, verificada em 9 trabalhos.  As instituições ligadas aos autores a maioria são públicas, destaque para as com mais autores que publicaram:  Universidade de Brasília (UnB) , Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade Regional de Blumenau (FURB), com 6, 5 e 5 trabalhos respectivamente. Os meios de publicação mais utilizados foram às revistas. A fragilidade da pesquisa se dá pela fonte de dados, utilizando apenas o Google Acadêmico, sugerindo para futuros artigos, outros bancos de dados.

Biografia do Autor

Thaliany Rodrigues de Arruda dos Santos, Universidade de Taubaté

Mestranda do curso de Gestão e Desenvolvimento Regional da Universidade de Taubaté, especialista em Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal do Maranhão (2012), possui graduação em Administração com Habilitação em Gestão de Negócios pela Faculdade Atenas Maranhense (2009). Trabalhou no Núcleo de Acessibilidade e Inclusão Acadêmica NAIA - UNIFESSPA exercendo a função Secretária Executiva. Atuou também como Assistente em Administração do Departamento de Extensão e Relações Institucionais do Instituto Federal do Maranhão-Campus Imperatriz. Atualmente é Coordenadora do CEOF - Coordenação de Execução Financeira e Orçamentaria do Instituto Federal do Maranhão-Campus Açailândia.http://e-revista.unioeste.br/index.php/gestaoedesenvolvimento

Quesia Postigo Kamimura, Universidade de Taubaté

Atualmente é professora na graduação e pós-graduação em administração na Universidade de Taubaté. Possui graduação em Ciências Econômicas, mestrado em Administração e doutorado em Saúde Pública. Tem experiência na área de Gestão e Economia da Saúde e Administração Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de serviços de saúde; logística em serviços; economia da saúde e recursos sustentáveis.

 

Downloads

Publicado

16-12-2019

Como Citar

SANTOS, T. R. de A. dos; KAMIMURA, Q. P. EFICIÊNCIA DOS GASTOS PÚBLICOS NA EDUCAÇÃO: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA. Gestão e Desenvolvimento em Revista, [S. l.], v. 5, n. 1, p. p. 28–38, 2019. DOI: 10.48075/gdemrevista.v5i1.22489. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/22489. Acesso em: 20 jan. 2022.

Edição

Seção

Artigos