EFICIÊNCIA DOS GASTOS PÚBLICOS NA EDUCAÇÃO: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA
DOI:
https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v5i1.22489Palavras-chave:
Estudo Bibliométrico. Educação. Eficiência dos Gastos. Recursos Públicos.Resumo
Diante da relevância do assunto educação e de uns dos principais desafios do Estado, a alocação dos recursos públicos e a eficiência destes recursos nos investimentos, o presente artigo teve como finalidade analisar as características dos trabalhos pesquisados através do Google Acadêmico com a temática “eficiência dos gastos públicos na educação”. A metodologia utilizada foi a bibliográfica e documental, também pode ser caracterizada como um estudo bibliométrico, devido pesquisar trabalhos já publicados de um determinado tema, a abordagem do problema da pesquisa é quantitativa, a coleta de dados foi feita através da análise de 17 trabalhos localizados com esse tema. Os resultados mostraram que as pesquisas ocorreram entre os anos de 2009 a 2017, sendo que 2014 foi o ano de maior quantidade de publicações. Nesta pesquisa foram encontrados 40 autores, dentre esses, houve predominância dos autores do sexo masculino com 65,5%. A forma mais comum de se pesquisar é de dupla ou somente um autor. A abordagem usual foi a quantitativa, verificada em 9 trabalhos. As instituições ligadas aos autores a maioria são públicas, destaque para as com mais autores que publicaram: Universidade de Brasília (UnB) , Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade Regional de Blumenau (FURB), com 6, 5 e 5 trabalhos respectivamente. Os meios de publicação mais utilizados foram às revistas. A fragilidade da pesquisa se dá pela fonte de dados, utilizando apenas o Google Acadêmico, sugerindo para futuros artigos, outros bancos de dados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.