Logística reversa de pós-consumo: a vantagem competitiva no descarte de materiais utilizados em uma oficina mecânica em Tramandaí/RS

Autores

  • Sulivan Brum Gonçalves Universidade Luterana do Brasil - Campus Torres/RS

DOI:

https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v5i2.23100

Resumo


A logística reversa é um conceito que vem ganhando destaque no cenário atual, e é responsável pelo retorno dos materiais pós-vendidos ou pós-consumidos. Um setor que pode se beneficiar da logística reversa, na forma de uma vantagem competitiva, é o de reparos automotivos que são executados por oficinas mecânicas e afins. Este artigo tem como objetivo geral criar uma vantagem competitiva através da logística reversa aplicada no descarte de materiais utilizados no processo de trabalho de uma empresa. Para tanto, fez-se um estudo de caso, cujo objeto da análise é uma empresa do setor mecânico. Os dados foram obtidos através de entrevistas realizadas com os gestores, colaboradores, clientes e fornecedores da empresa. Com a pesquisa foi possível entender que, apesar de a empresa estudada estar engajada em destinar seus descartes para um fim responsável, ela ainda é muito dependente das empresas fornecedoras que, em sua maioria, realizam o fluxo reverso dos seus produtos, porém tal prática acaba se mostrando desvantajosa por não oferecer nenhum tipo de ganho para a empresa. Cabe então à própria empresa obter uma vantagem competitiva através da comunicação da sua responsabilidade ambiental para com seus clientes, que estão cada vez mais preocupados com as questões ambientais.

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Publicado

08-03-2020

Como Citar

GONÇALVES, S. B. Logística reversa de pós-consumo: a vantagem competitiva no descarte de materiais utilizados em uma oficina mecânica em Tramandaí/RS. Gestão e Desenvolvimento em Revista, [S. l.], v. 5, n. 2, p. p. 28–42, 2020. DOI: 10.48075/gdemrevista.v5i2.23100. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/23100. Acesso em: 23 jan. 2022.

Edição

Seção

Artigos