SATISFAÇÃO NO TRABALHO E SAÚDE ORGANIZACIONAL: O CASO DE UMA ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL

Autores

  • Adilson Carlos da Rocha Universidade Estadual do Oeste do Paraná Campus de Francisco Beltrão Centro de Ciências Sociais Aplicadas
  • Bruna Chicoski Silveira Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v6i1.24336
Agências de fomento

Palavras-chave:

Satisfação no Trabalho, Saúde Organizacional, Indústria de Pias

Resumo

O presente estudo teve como objetivo analisar a satisfação no trabalho e a saúde organizacional de acordo com a percepção dos colaboradores de uma indústria de pias localizada na cidade de Ampére – PR. A abordagem utilizada para o estudo foi quantitativa, com características de pesquisa descritiva. A técnica utilizada para coleta de dados foi o survey. A amostra foi composta por 93 colaboradores, os quais participaram do estudo, o que correspondeu a 64% da população estimada. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram escalas psicométricas validadas como EST, elaborada por Siqueira (2008) e EPSaO elaborada por Gomide Júnior e Fernandes (2008). Considerando os resultados, a partir das dimensões da EST verificou-se que em todas as dimensões: satisfação com os colegas, satisfação com o salário, satisfação com a chefia, satisfação com a natureza do trabalho e satisfação com promoções os resultados sugerem grau de satisfação com o trabalho, a partir da percepção dos colaboradores da organização. Diante dos resultados, a partir das escalas utilizadas (EST e EPSaO) as evidências sugerem que a organização objeto deste estudo apresenta graus de satisfação no trabalho e de saúde organizacional satisfatórios de acordo com a opinião dos seus colaboradores.

Downloads

Publicado

09-09-2020

Como Citar

ROCHA, A. C. da; SILVEIRA, B. C. SATISFAÇÃO NO TRABALHO E SAÚDE ORGANIZACIONAL: O CASO DE UMA ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL. Gestão e Desenvolvimento em Revista, [S. l.], v. 6, n. 1, p. p. 28–45, 2020. DOI: 10.48075/gdemrevista.v6i1.24336. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/24336. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos