TÁTICAS VINCULANTES: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO E ANALÍTICO SOBRE PESQUISAS FUTURAS

Autores

  • Vanessa Teresinha Rigotti Universidade de Caxias do Sul (UCS)
  • Daniel Hank Miri Universidade de Caxias do Sul (UCS)
  • Juliana Matte Universidade de Caxias do Sul (UCS)

DOI:

https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v6i1.25199
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Palavras-chave:

Táticas Vinculantes. Relacionamento com os Clientes. Bibliometria

Resumo

Quando as empresas buscam em suas estratégias maneiras de implementar ações que gerem os fatores de transformação comercial, elas estão se utilizando de táticas vinculantes que podem ser três: Financeira, Social e Estrutural. As táticas de vínculo ou ligação foram abordadas inicialmente pela psicologia e algumas décadas depois associadas ao marketing para avaliar os aspectos psicológicos, emocionais, econômicos ou físicos e estruturais intrínsecos a um relacionamento. Dessa forma, as táticas vinculantes são associadas como responsáveis para obtenção de satisfação e retenção de clientes. Nesse sentido, o objetivo deste artigo foi analisar o conceito de táticas vinculantes, identificando campos e gaps de pesquisa a serem explorados. Uma análise bibliométrica foi realizada em cinco bases de dados de abrangência internacional com a análise qualitativa dos artigos científico relevantes. Os resultados encontrados indicaram que os estudos pesquisados comprovam que as táticas vinculantes financeiras, sociais e estruturais impactam positivamente na confiança, no compromisso, na qualidade de relacionamento, no custo de troca, no valor percebido, na intenção e comportamento do consumidor, na satisfação do cliente, que associados geram a retenção do cliente.  

Biografia do Autor

Vanessa Teresinha Rigotti, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Agente administrativo na Prefeitura Municipal de Caxias do Sul e mestranda no curso de administração.

Daniel Hank Miri, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Mestre em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA da Universidade de Caxias do Sul - UCS na linha de Inovação e Competitividade com bolsa PROSUC/CAPES Modalidade I. A minha dissertação de mestrado foi sobre gamificação, motivação e engajamento no trabalho por meio de um estudo qualitativo de múltiplos casos. Possui graduação em Administração pela Universidade de Caxias do Sul (2017) e formação no curso superior de curta duração em Gestão de Pessoas pela Universidade de Caxias do Sul (2010). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Setores Específicos como produção, materiais e principalmente recursos humanos (atuação por 6 anos nesta área). Trabalhou em empresas dos segmentos moveleiro, metalúrgico e postos de serviços (combustíveis e conveniência).

Juliana Matte, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Doutoranda em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA da Universidade de Caxias do Sul - UCS com bolsa FAPERGS / CAPES. Mestre em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA da Universidade de Caxias do Sul - UCS. MBA em Gestão Comercial pela Fundação Getúlio Vargas - FGV. Graduado em Administração com ênfase em Marketing pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Integrante do Grupo de Pesquisa Núcleo de Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade - NIES. Tem experiência na gestão estratégica no varejo. Tem experiência no setor bancário. Tem interesse na docência para os cursos de Administração e Marketing.

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Publicado

09-09-2020

Como Citar

RIGOTTI, V. T.; MIRI, D. H.; MATTE, J. TÁTICAS VINCULANTES: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO E ANALÍTICO SOBRE PESQUISAS FUTURAS. Gestão e Desenvolvimento em Revista, [S. l.], v. 6, n. 1, p. p. 60–76, 2020. DOI: 10.48075/gdemrevista.v6i1.25199. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/25199. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos