AGRICULTURA FAMILIAR E ALIMENTAÇÃO ESCOLAR: ESTRUTURAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO PNAE NO MUNICÍPIO DE SÃO GABRIEL- RS
DOI:
https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v6i2.25351
Agências de fomento
Palavras-chave:
Políticas Públicas, Agricultura Familiar, Qualidade e diversidade na alimentação.Resumo
O Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE, sofreu diversos avanços com a implementação da Lei n° 11.947/2009 que refletiu na qualidade e diversidade da alimentação escolar e aumento da renda dos agricultores familiares, impulsionando a economia dos municípios. Todavia, alguns municípios brasileiros não conseguiram atender o percentual de compra mínima estabelecido pelo anterior governo federal. O presente artigo teve como questões norteadoras investigar os motivos que levaram a gestão do município de São Gabriel/RS a não adquirir o percentual mínimo de 30% de alimentos oriundos da agricultura familiar para abastecer a merenda escolar do município, identificar quais as maiores dificuldades enfrentadas pelos Agricultores Familiares para participarem do programa e analisar quais as oportunidades que estes percebem junto ao PNAE . Foi realizada uma pesquisa exploratória, através de imersões a campo em propriedades agrícolas familiares. Os dados foram coletados através da realização de entrevistas em profundidade e observação não participante. A interpretação dos resultados se deu através de análise textual de discurso. Os principais resultados evidenciaram que existem pontos a serem corrigidos por parte da gestão do programa para que iniciativas como esta, ocorram de maneira mais efetiva.Downloads
Publicado
15-03-2021
Como Citar
CHIESA, G. V.; NASCIMENTO, S. G. da S.; DE ÁVILA, M. R.; MAINARDI, C. F. AGRICULTURA FAMILIAR E ALIMENTAÇÃO ESCOLAR: ESTRUTURAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO PNAE NO MUNICÍPIO DE SÃO GABRIEL- RS. Gestão e Desenvolvimento em Revista, [S. l.], v. 6, n. 2, p. p. 3–19, 2021. DOI: 10.48075/gdemrevista.v6i2.25351. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/25351. Acesso em: 3 out. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.