ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE O PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO E A INTENÇÃO DE REALIZAR ROTEIROS DIFERENCIADOS NA REGIÃO GEOGRÁFICA IMEDIATA DE CANGUARETAMA/RN

Autores

  • Amanda Cipriano Mirely IFRN
  • Ana Tertuliano karina IFRN
  • Márcio Marreiro Chagas IFRN

DOI:

https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v6i2.25386

Palavras-chave:

Roteiros diferenciados, Motivação, Perfil do turista, Intenção, Relação.

Resumo


No turismo, os roteiros diferenciados são partes de estratégias que visam diversificar a oferta turística nas destinações, captar e fidelizar clientes. Logo, estudos comportamentais são imprescindíveis, haja vista que identificam o público e ajudam no direcionamento exato do produto ou serviço, garantindo maior satisfação por parte dos usuários. Diante disso, este trabalho objetiva analisar a relação entre o perfil sociodemográfico dos turistas da Praia da Pipa (Tibau do Sul, RN, Brasil) e a intenção desses em consumir roteiros alternativos e integrados na Região Geográfica Imediata de Canguaretama/RN. A metodologia utilizada foi do tipo exploratória e descritiva com enfoque analítico quantitativo, de corte longitudinal. A pesquisa in loco fundamentou a coleta de dados. Um questionário com variáveis mensuradas em escala de 0 a 10 foi utilizado para verificar o grau de concordância, em relação aos roteiros sugeridos, de 293 inquiridos, os quais foram escolhidos aleatoriamente. Verificou-se nos resultados que o público alvo demonstrou interesse em realizar roteiros alternativos, especialmente, os voltados às praias, lagoas, aventura e de natureza. Os roteiros de cunho cultural, religioso e etnográfico foram os de menor interesse, contudo não foram descartados, já que a maior parte dos inquiridos declaram a possibilidade de realizá-los, desde que acompanhados de visitação às praias. A intenção de consumir roteiros culturais e religiosos tiveram predominância junto ao perfil de turistas com mais de 60 anos, já os de aventura e natureza com jovens entre 14 a 17 anos de idade.

Biografia do Autor

Amanda Cipriano Mirely, IFRN

Mestre e Bacharel em Turismo pela UFRN. Técnica em Eventos e Pós-graduanda em Educação Ambiental e Geografia do semiárido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Ana Tertuliano karina, IFRN

Graduada em Gestão de Turismo pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Márcio Marreiro Chagas, IFRN

Doutor em Administração pelo PPGA-UFRN. Professor, Diretor Acadêmico e Diretor Geral Substituto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Canguaretama, RN, Brasil.

Downloads

Publicado

15-03-2021

Como Citar

MIRELY, A. C.; KARINA, A. T.; CHAGAS, M. M. ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE O PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO E A INTENÇÃO DE REALIZAR ROTEIROS DIFERENCIADOS NA REGIÃO GEOGRÁFICA IMEDIATA DE CANGUARETAMA/RN. Gestão e Desenvolvimento em Revista, [S. l.], v. 6, n. 2, p. p. 20–37, 2021. DOI: 10.48075/gdemrevista.v6i2.25386. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/25386. Acesso em: 19 jan. 2022.

Edição

Seção

Artigos