ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE O PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO E A INTENÇÃO DE REALIZAR ROTEIROS DIFERENCIADOS NA REGIÃO GEOGRÁFICA IMEDIATA DE CANGUARETAMA/RN
DOI:
https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v6i2.25386
Agências de fomento
Palavras-chave:
Roteiros diferenciados, Motivação, Perfil do turista, Intenção, Relação.Resumo
No turismo, os roteiros diferenciados são partes de estratégias que visam diversificar a oferta turística nas destinações, captar e fidelizar clientes. Logo, estudos comportamentais são imprescindíveis, haja vista que identificam o público e ajudam no direcionamento exato do produto ou serviço, garantindo maior satisfação por parte dos usuários. Diante disso, este trabalho objetiva analisar a relação entre o perfil sociodemográfico dos turistas da Praia da Pipa (Tibau do Sul, RN, Brasil) e a intenção desses em consumir roteiros alternativos e integrados na Região Geográfica Imediata de Canguaretama/RN. A metodologia utilizada foi do tipo exploratória e descritiva com enfoque analítico quantitativo, de corte longitudinal. A pesquisa in loco fundamentou a coleta de dados. Um questionário com variáveis mensuradas em escala de 0 a 10 foi utilizado para verificar o grau de concordância, em relação aos roteiros sugeridos, de 293 inquiridos, os quais foram escolhidos aleatoriamente. Verificou-se nos resultados que o público alvo demonstrou interesse em realizar roteiros alternativos, especialmente, os voltados às praias, lagoas, aventura e de natureza. Os roteiros de cunho cultural, religioso e etnográfico foram os de menor interesse, contudo não foram descartados, já que a maior parte dos inquiridos declaram a possibilidade de realizá-los, desde que acompanhados de visitação às praias. A intenção de consumir roteiros culturais e religiosos tiveram predominância junto ao perfil de turistas com mais de 60 anos, já os de aventura e natureza com jovens entre 14 a 17 anos de idade.Downloads
Publicado
15-03-2021
Como Citar
MIRELY, A. C.; KARINA, A. T.; CHAGAS, M. M. ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE O PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO E A INTENÇÃO DE REALIZAR ROTEIROS DIFERENCIADOS NA REGIÃO GEOGRÁFICA IMEDIATA DE CANGUARETAMA/RN. Gestão e Desenvolvimento em Revista, [S. l.], v. 6, n. 2, p. p. 20–37, 2021. DOI: 10.48075/gdemrevista.v6i2.25386. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/25386. Acesso em: 15 out. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.