Estratégias para a tomada de decisão no lançamento de um novo produto: o caso de uma empresa do setor alimentício
DOI:
https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v6i2.25701
Agências de fomento
Palavras-chave:
Tomada de decisão. Inovação de produto. Preferências do consumidor. Demanda. Ações de marketing.Resumo
Esta pesquisa tem por objetivo identificar as preferências do consumidor vegetariano e vegano no município de Curitiba, averiguar o potencial mercado e demanda vegana/vegetariana no município e apontar estratégias de fidelização e ações de marketing necessárias para atingir este público. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, por meio de entrevistas semiestruturadas com clientes típicos da empresa, que posteriormente originou uma Survey distribuída por e-mail e redes sociais à potenciais consumidores. A investigação possibilitou reunir diferentes métodos e técnicas de avaliação de mercado para dar suporte a tomada de decisões estratégicas. Tais decisões corroboram a literatura a respeito da necessidade de conhecimento sobre o as incertezas do ambiente para decisões mais assertivas. As ações realizadas e sugeridas nesta pesquisa podem ser adotadas por outras empresas que pretendam ofertar novos produtos ao mercado, pois propiciam uma ampla visão de aspectos como apuração do mercado potencial, averiguação das preferências e percepções do consumidor sobre o projeto e possíveis formas de potencializar a efetivação da compraDownloads
Publicado
15-03-2021
Como Citar
VALOTTO, D. de S.; BERGEL, R. Estratégias para a tomada de decisão no lançamento de um novo produto: o caso de uma empresa do setor alimentício. Gestão e Desenvolvimento em Revista, [S. l.], v. 6, n. 2, p. p. 68–81, 2021. DOI: 10.48075/gdemrevista.v6i2.25701. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/25701. Acesso em: 15 set. 2024.
Edição
Seção
Relato Técnico
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.