CELSO FURTADO E A DIMENSÃO CULTURAL DO SUBDESENVOLVIMENTO

Autores

  • Luiz Carlos Dias UFPR-Universidade Federal do Paraná
  • Clério Plein UNIOESTE-Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v6i2.26239

Palavras-chave:

subdesenvolvimento, cultura, dependência.

Resumo


Este trabalho pretende apresentar alguns elementos da base teórica de Celso Furtado que ligam o processo de subdesenvolvimento dos países da América Latina e em especial o Brasil com os conceitos de cultura e, por decorrência, conceitos de dependência e criatividade. Através de uma revisão teórica, procura-se realizar um breve apanhado sobre a formação econômica do Brasil que na geopolítica mundial está inserido sob a condição de dependência e subdesenvolvimento; após, aprofunda-se os conceitos de cultura e subdesenvolvimento em especial a classificação de Furtado sobre cultura material e não material, em seguida procura-se fazer uma abordagem sobre a condição de subdesenvolvimento tendo em vista o processo de globalização vigente e por fim uma exposição de uma das ultimas mensagens de Furtado. Celso Furtado aponta que a saída da condição de subdesenvolvimento passa por decisões politicas que possam aflorar o desenvolvimento endógeno considerando as raízes históricas e culturais do seu povo. De modo geral os apontamentos de Furtado permanecem atuais, percebe-se grande heterogeneidade estrutural no Brasil refletidos em desigualdades na distribuição de renda, educação, saúde e outros, levando a crer que somente uma ruptura na dependência cultural pode nos trazer resultados diferentes.    

Biografia do Autor

Luiz Carlos Dias, UFPR-Universidade Federal do Paraná

Graduação em Economia, Mestre em Desenvolvimento Regional e Agronegócio e Doutorando em Desenvolvimento Rural Sustentavel

Clério Plein, UNIOESTE-Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduado em Economia Doméstica (UNIOESTE). Mestre e Doutor em Desenvolvimento Rural (UFRGS).

Downloads

Publicado

15-03-2021

Como Citar

DIAS, L. C.; PLEIN, C. CELSO FURTADO E A DIMENSÃO CULTURAL DO SUBDESENVOLVIMENTO. Gestão e Desenvolvimento em Revista, [S. l.], v. 6, n. 2, p. p. 38–53, 2021. DOI: 10.48075/gdemrevista.v6i2.26239. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/26239. Acesso em: 19 jan. 2022.

Edição

Seção

Artigos