COMPRAS PÚBLICAS COMO INSTRUMENTO DE DESENVOLVIMENTO LOCAL

Autores

  • Roger Alexandre Rossoni

DOI:

https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v7i1.26958
Agências de fomento

Palavras-chave:

Desenvolvimento, Compras Públicas, Paraná.

Resumo

Segundo estimativa do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, as compras públicas movimentam valores de aproximadamente 15% do PIB. O presente estudo pretende verificar empiricamente o impacto das compras públicas como instrumento de desenvolvimento socioeconômico nos municípios do Paraná. Por meio da utilização da regressão linear múltipla aplicada a dados referente às compras públicas dos municípios paranaenses em 2013, variáveis socioeconômicas e ao Índice IPARDES de Desempenho Municipal (IPDM), foi verificado o efeito das compras públicas no processo de desenvolvimento no Estado do Paraná. O modelo estimado demonstra que as compras públicas, quando realizadas em fornecedores locais, implicaram em um maior IPDM nos municípios paranaenses. Apesar do modelo demonstrar uma relação positiva entre a realização de compras públicas em fornecedores locais e o IPDM, verifica-se que o impacto das compras públicas no IPDM é de pequena proporção. Desta forma, a utilização das compras públicas como fator estratégico para desenvolvimento socioeconômico apresenta suas limitações.  A utilização das compras públicas como indutor do desenvolvimento local necessita de um maior debate e da adequação da legislação vigente referente ao processo de licitação

Biografia do Autor

Roger Alexandre Rossoni

Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE ) - campus de Francisco Beltrão. Bacharel em Ciências Econômicas pela UNIOESTE -campus de Francisco Beltrão. Foi professor substituto de economia do Departamento Acadêmico de Administração (DAADM) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) de Pato Branco por 2 anos. Atua com pesquisas nas áreas de Inovação, Economia Agrícola e Desenvolvimento Regional.

Downloads

Publicado

01-09-2021

Como Citar

ROSSONI, R. A. COMPRAS PÚBLICAS COMO INSTRUMENTO DE DESENVOLVIMENTO LOCAL. Gestão e Desenvolvimento em Revista, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 03–14, 2021. DOI: 10.48075/gdemrevista.v7i1.26958. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/26958. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos