ANÁLISE ECONOMÉTRICA-ESPACIAL DO IDHM DO ESTADO DO MARANHÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v8i2.27240
Agências de fomento
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES

Palavras-chave:

Análise espacial, Economia regional, Desenvolvimento econômico.

Resumo

O presente trabalho buscou analisar a distribuição espacial do desenvolvimento econômico em termos de Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) nos municípios do estado do Maranhão no ano de 2010 e algumas variáveis que podem afetá-lo. Foi calculada a estatística I de Moran para verificar a existência de autocorrelação espacial, sendo que essa indicou a formação de clusters significativos em todas as regiões do estado. O Modelo de Erro Espacial (SEM) foi utilizado para regredir a proporção de domicílios com banheiro e idade do município, que mostraram relação positiva; o percentual de população até 10 anos de idade e PEA da agropecuária, com relação negativa; e o IDHM dos municípios com o número de médicos para cada mil habitantes e fertilidade das mulheres até 17 anos de idade, que não foram estatisticamente significativos. A taxa de atividade de crianças entre 10 e 14 anos, ao contrário do esperado, afetou positivamente o IDHM dos municípios maranhenses, indicando que a contribuição dessa força de trabalho para a geração de renda pode ser maior que seu impacto negativo na educação. Além disso, verificou-se dependência espacial dessas variáveis, indicando que elas afetam também os municípios vizinhos.

Biografia do Autor

Marieli Vieira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduação em Ciências Econômicas na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2014). Mestrado em Economia na Universidade Estadual de Maringá (2017). Doutoranda em Economia do Desenvolvimento na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Caroline Todeschini, Universidade Estadual do Centro-Oeste. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Professora colaboradora do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Guarapuava/PR). Doutoranda em Economia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/RS). Mestrado em Economia pela Universidade Estadual de Maringá (Maringá/PR). Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Francisco Beltrão/PR). Cursando Especialização em Ciência Política no Centro de Ensino Superior de Maringá (Unicesumar EaD).

José Luiz Parré, Universidade Estadual de Maringá

Professor Titular do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e do Programa de Pós-graduação em Economia (PCE/UEM). Graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Viçosa (1992). Mestrado (1995) e Doutorado (2000) em Economia Aplicada pela Universidade de São Paulo (ESALQ/USP).

Bruno Santos Baggi

Graduação em Licenciatura em matemática pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2009). Aperfeiçoamento em Tópicos de Estatística pelo Instituto de Matemática e Estatística - USP.  MBA em Análise Econômica pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas FIPE - USP. Mestrado em Economia na Universidade Estadual de Maringá (2017).

Downloads

Publicado

23-02-2022

Como Citar

VIEIRA, M.; TODESCHINI, C.; PARRÉ, J. L.; BAGGI, B. S. ANÁLISE ECONOMÉTRICA-ESPACIAL DO IDHM DO ESTADO DO MARANHÃO. Gestão e Desenvolvimento em Revista, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 90–108, 2022. DOI: 10.48075/gdemrevista.v8i2.27240. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/27240. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos