APLICAÇÃO DO PROKNOW-C PARA SELEÇÃO E ANÁLISE DE UM PORTFÓLIO BIBLIOGRÁFICO SOBRE APLICAÇÃO DOS RECURSOS DA TECNOLOGIA 4.0

Autores

  • Thiago Siqueira de Souza Centro Universitário Salesiano - UniSales
  • Flávio Lúcio Santos de Carvalho Centro Universitário Salesiano - UniSales
  • Thiara Cezana Gomes Universidade Federal do Espírito Santo
  • Marcos Wagner Jesus Servare Junior Centro Universitário Salesiano - UniSales

DOI:

https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v8i2.27849
Agências de fomento

Palavras-chave:

Manufatura avançada, Planejamento e controle, ProkNow-C, Tecnologia 4.0, Internet das coisas (IoT), Big data, Computação na nuvem, RFID.

Resumo

O objetivo do artigo é aplicar o método ProKnow-C como método de pesquisa e análise quantitativa de artigos com reconhecimento científico e de relevância para o tema Aplicação dos Recursos da Tecnologia 4.0 sob a ideia de métodos de aplicação. Para tal, fez-se uso de busca e seleção sistemática de artigos pelo método ProKnow-C, realizando técnicas de análise bibliométrica e obtendo o que há de mais relevante no âmbito do tema de pesquisa. O método utilizado permitiu a construção do portfólio bibliográfico contemplando artigos reconhecidos cientificamente e publicados recentemente. Nesse contexto, para se chegar ao portfólio final foram aplicados alguns filtros, a fim de evidenciar características em comum, por meio do ano de publicação (a partir de 2015); artigos não repetidos; alinhamento do título; reconhecimento científico; autores com reconhecimento e, por fim, resumo alinhado. Ao final, um portfólio de 22 artigos foi obtido, sendo este constituído em sua totalidade por estudos publicados no Enegep.

Biografia do Autor

Thiago Siqueira de Souza, Centro Universitário Salesiano - UniSales

Graduando em Engenharia de Produção no Centro Universitário Salesiano - UniSales

Flávio Lúcio Santos de Carvalho, Centro Universitário Salesiano - UniSales

Docente dos cursos de Engenharia do Centro Universitário Salesiano - UniSales

Thiara Cezana Gomes, Universidade Federal do Espírito Santo

Engenheira de Produção, Mestre em Engenharia Civil e Doutoranda em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Espírito Santo

Marcos Wagner Jesus Servare Junior, Centro Universitário Salesiano - UniSales

Engenheiro de Produção e mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Espírito Santo. Doutorando em Engenharia Elétrica na mesma Universidade com período sanduíche na Hautes Études Commerciales de Montréal. Atua no desenvolvimento de pesquisa na área de pesquisa operacional aplicada a sistema de transportes, logística e energia. Atualmente é Coordenador dos Cursos de Engenharia do Centro Universitário Salesiano - UniSales.

Downloads

Publicado

23-02-2022

Como Citar

DE SOUZA, T. S.; SANTOS DE CARVALHO, F. L. .; GOMES, T. C.; SERVARE JUNIOR, M. W. J. APLICAÇÃO DO PROKNOW-C PARA SELEÇÃO E ANÁLISE DE UM PORTFÓLIO BIBLIOGRÁFICO SOBRE APLICAÇÃO DOS RECURSOS DA TECNOLOGIA 4.0. Gestão e Desenvolvimento em Revista, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 68–89, 2022. DOI: 10.48075/gdemrevista.v8i2.27849. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/27849. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos