Percepções sobre o programa de compliance em cooperativas de crédito
DOI:
https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v9i1.29386Resumo
O objetivo da pesquisa é analisar a percepção dos colaboradores das cooperativas de crédito da região sul do Brasil sobre elementos relacionados com os pilares do programa de compliance. Metodologicamente, a pesquisa é caracterizada como descritiva quanto aos objetivos, levantamento (survey) quanto aos procedimentos e quantitativa em relação à abordagem do problema. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários encaminhados via plataforma on-line Google forms®️. Para a análise, foram consideradas 120 respostas espontâneas de colaboradores vinculados a 68 cooperativas de crédito da região Sul do Brasil, utilizando-se de estatística descritiva e do teste Kruskal-Wallis. A realização dos testes considerou as cooperativas de crédito agrupadas pela categoria (plena, clássica, capital e crédito), pelo regime (central, singular, independente) e pelo porte (pequeno, médio, grande). Dos 27 itens testados a partir do uso de escala tipo Likert de cinco pontos, os resultados indicaram que a percepção dos entrevistados apresentou diferenças significativas em 18 itens para a categoria, em 09 itens para o regime e 10 itens quanto ao porte das cooperativas de crédito. Em seis elementos do programa de compliance foram identificadas diferenças significativas de percepção, independentemente da categoria, do regime ou do porte das cooperativas de crédito dos respondentes. Para outros oito itens, as percepções são homogêneas, sem diferenças significativas, independentemente do tipo de cooperativa de crédito. O elemento que apresentou a maior média foi a existência do código de conduta, sinalizando para a valorização do comportamento ético.
Palavras-chave: Compliance. Cooperativas de crédito. Colaboradores das cooperativas de crédito.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.