INVESTIMENTO EM ENERGIAS RENOVÁVEIS E SEUS EFEITOS SOBRE O PIB BRASILEIRO (2002 - 2020)
DOI:
https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v9i2.31095Palavras-chave:
Investimento. Energia Renovável., SustentabilidadeResumo
O crescente desenvolvimento tecnológico, alinhado ao aumento da densidade populacional, resultou em crises energéticas e levou os países a procurar adaptações com o uso das fontes de energias alternativas. O objetivo deste trabalho foi analisar os efeitos dos investimentos em energias renováveis (ER) sobre o PIB do Brasil entre 2002 e 2020. Em termos metodológicos, esta pesquisa caracteriza-se como quantitativa/exploratória e explicativa por meio da utilização da técnica de análise de regressão simples. Os resultados mostram que ocorreu crescimento de 235,85% nos investimentos em ER durante os anos de 2002 e 2020 e que esses investimentos em energias renováveis preveem a variação do PIB brasileiro, ou seja, o modelo consegue explicar 0,038% da variável dependente. Conclui-se que as fontes de ER têm impacto positivo no crescimento do país, embora seja, ainda, relativamente baixo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.