A TRAJETÓRIA INSTITUCIONAL DA ASSOCIAÇÃO DE FEIRANTES DE FRANCISCO BELTRÃO- PR
DOI:
https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v9i2.31869Palavras-chave:
Associação, Feira livre., Teoria institucionalResumo
As feiras livres são espaços que permitem aos agricultores familiares a comercialização dos produtos que a família produz na propriedade rural. A partir da teoria institucional, esta pesquisa teve como objetivo central compreender como se deu a trajetória institucional da associação de feirantes de Francisco Beltrão. De forma específica buscou-se i): Compreender como as associações se formaram; ii) Identificar as regras e restrições existentes; iii) Analisar se as regras e restrições existentes são cumpridas. De acordo com o objetivo proposto para este trabalho esta é uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa, cujo procedimento adotado é um estudo de campo. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas e análise documental. Os resultados indicaram que a associação foi criada devido a necessidade de organização e de buscar reivindicações junto a órgãos responsáveis. Foi identificada a existência de regras formais e restrições informais na associação que estão descritas no estatuto desta, no seu regimento interno e nas leis municipais, no entanto, nem sempre são seguidas por todos os membros da associação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.