ANÁLISES DE COMPLEXIDADE ECONÔMICA DESENVOLVIMENTISTAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA (2010 A 2021)
DOI:
https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v9i2.31931Palavras-chave:
Complexidade Econômica, Desenvolvimentismo, Revisão SistemáticaResumo
Este artigo é uma Revisão Sistemática de Literatura (RS) acerca de pesquisas de complexidade econômica com vieses desenvolvimentistas. Espera-se poder contribuir com futuras pesquisas ao se fornecer um caminho de acesso iluminado a um conteúdo secundário relevante sobre o que foi publicado em análises de complexidade econômica, especificamente, àquelas que abordaram desenvolvimento econômico, estruturas produtivas e redes de comércio internacional – três categorias de análise. A partir da busca inicial pela string Economic Complexity nas bases de dados SCOPUS e Web of Science, um protocolo de ações para filtragem, recorte e refinamento de busca foi aplicado. O objetivo foi direcionar a RS para pesquisas que revelassem indícios e caracteres desenvolvimentistas exclusivamente das próprias pesquisas de complexidade econômica. Para tanto, os autores usaram de específicas estratégias de busca ao propor um conjunto de termos teóricos destrinchados das três categorias de análise. Embasando parte dos Critérios de Seleção dos artigos nesses termos teóricos, esta RS mostrou sua diferenciação e propósito, sem deixar de lado o rigor metodológico. O resultado das buscas retornou 204 artigos, dos quais, 85 foram selecionados, ficando divididos e classificados como low, high, e very high relevantes para com o propósito da pesquisa. Por fim, 18 artigos foram recomendados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.