A CONTRIBUIÇÃO DE UM CENTRO UNIVERSITÁRIO NO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL ESTABELECIDOS PELA AGENDA 2030 DAS NAÇÕES UNIDAS

Autores

  • Afonso Cavalheiro Neto UNIOESTE
  • Irene Carniatto

DOI:

https://doi.org/10.48075/ijerrs.v2i1.26004
Agências de fomento

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar uma experiência bem sucedida realizada pelo Centro Universitário Assis Gurgacz (FAG) que objetiva contribuir de modo específico no processo de implantação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela agenda 2030 das Nações Unidas. A contribuição das Instituições de Ensino Superior (IES) é indiscutível para o desenvolvimento regional, mas o desafio de atuar como agente promotor e articulador de debates que contemplem os diversos aspectos da vida social e conduzam a propostas capazes de melhorar as condições de vida da comunidade depende do consenso dos diferentes atores, para idealizar um plano de desenvolvimento que atenda às necessidades da região e que esteja em harmonia com o próprio plano de desenvolvimento das IES. Reconhecendo o papel da universidade nessa pauta, o Centro Universitário entendeu que um novo modelo educacional deveria surgir para resolver os desafios emergentes das nossas cidades, do país e do mundo. A mudança estratégica partiu do realinhamento da visão institucional: a preocupação global com o senso de impacto local.

Downloads

Publicado

01-06-2020

Como Citar

NETO, A. C.; CARNIATTO, I. A CONTRIBUIÇÃO DE UM CENTRO UNIVERSITÁRIO NO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL ESTABELECIDOS PELA AGENDA 2030 DAS NAÇÕES UNIDAS. International Journal of Environmental Resilience Research and Science, [S. l.], v. 2, n. 1, 2020. DOI: 10.48075/ijerrs.v2i1.26004. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ijerrs/article/view/26004. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos