PROJETO “MEU PURUNGO, MINHA VIDA” – PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLA PÚBLICA NO OESTE DO PARANÁ - BRASIL

Autores

  • Izelme Francielli Puerari Unioeste
  • Irene Carniatto Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.48075/ijerrs.v4i2.28709

Resumo

Um colégio estadual, em Medianeira – PR, promove anualmente ações de Educação Ambiental que envolvem toda a comunidade escolar. No ano de 2018, preocupados com a diminuição no número de aves e insetos polinizadores na região, professores, alunos do Ensino Médio e equipe pedagógica do colégio realizaram um projeto intitulado “Meu purungo, minha vida”. O projeto previa a construção de ninhos para pássaros de pequeno porte, com material feito de purungos ou cabaças (Lagenaria siceraria). Previa também a instalação de caixas para abelhas sem ferrão, o plantio de flores e a criação de um jardim literário nas dependências do colégio. Os alunos receberam palestras com apicultor, aprenderam a montar armadilhas para abelhas sem ferrão, tiveram aulas sobre aves, insetos e plantas, interligando os conceitos com a Educação Ambiental. Foram construídos 140 ninhos e instalados 50 no colégio. Até 2021, observou-se que os ninhos foram utilizados por corruíras (Troglodytes sp.), bem-te-vis (Tyrannus sp.; Pitangus sp.), pardais (Passer sp.) e canários-da-terra (Serinus sp.; Sicalis sp.), que nidificaram até 2021. Foram instaladas 6 caixas para abelhas sem ferrão no colégio e todas formaram colmeias. Todo o restante foi doado aos alunos, para instalação em suas casas. Flores e frutos estão auxiliando na provisão de alimento para as espécies.

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Publicado

22-03-2022

Como Citar

PUERARI, I. F.; CARNIATTO, I. . PROJETO “MEU PURUNGO, MINHA VIDA” – PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLA PÚBLICA NO OESTE DO PARANÁ - BRASIL. International Journal of Environmental Resilience Research and Science, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 1–18, 2022. DOI: 10.48075/ijerrs.v4i2.28709. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ijerrs/article/view/28709. Acesso em: 28 mar. 2024.