As Perspectivas de um Jogo de Tabuleiro como Ferramenta para Promoção da Sustentabilidade
DOI:
https://doi.org/10.48075/ijerrs.v5i2.32247Resumo
Este trabalho relata uma experiência para o ensino e aprendizado de Educação Ambiental (EA) realizada por meio de um jogo didático, dando ênfase no estudo de sustentabilidade. Foi desenvolvido um jogo de tabuleiro onde o tema geral é a sustentabilidade, apresentando perguntas referentes ao tema, com o intuito de ampliar o conhecimento, curiosidade e o trabalho em equipe nos alunos, além de proporcionar uma forma mais prazerosa e divertida de aprender. As metodologias ativas, o construtivismo e rodas de conversa foram as metodologias usadas para a aplicação do jogo e posteriormente para fazer a avaliação dos alunos onde foi possível observar o desenvolvimento dos alunos através de associações de práticas feitas por eles que antes da aplicação os alunos não sabiam que eram práticas sustentáveis, desta forma concluímos que o jogo desenvolvido alcançou os resultados esperados no que se refere às discussões pertinentes à Educação Ambiental na atualidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 International Journal of Environmental Resilience Research and Science
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.