As Perspectivas de um Jogo de Tabuleiro como Ferramenta para Promoção da Sustentabilidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ijerrs.v5i2.32247

Resumo

Este trabalho relata uma experiência para o ensino e aprendizado de Educação Ambiental (EA) realizada por meio de um jogo didático, dando ênfase no estudo de sustentabilidade. Foi desenvolvido um jogo de tabuleiro onde o tema geral é a sustentabilidade, apresentando perguntas referentes ao tema, com o intuito de ampliar o conhecimento, curiosidade e o trabalho em equipe nos alunos, além de proporcionar uma forma mais prazerosa e divertida de aprender. As metodologias ativas, o construtivismo e rodas de conversa foram as metodologias usadas para a aplicação do jogo e posteriormente para fazer a avaliação dos alunos onde foi possível observar o desenvolvimento dos alunos através de associações de práticas feitas por eles que antes da aplicação os alunos não sabiam que eram práticas sustentáveis, desta forma concluímos que o jogo desenvolvido alcançou os resultados esperados no que se refere às discussões pertinentes à Educação Ambiental na atualidade.

Downloads

Publicado

06-09-2024

Como Citar

CASTRO, A. B. A. P. de; FARSONI, R. P. C.; SANTOS, R. C. T. dos; ANTIQUEIRA, L. M. O. R.; PEDROSO, N. A. As Perspectivas de um Jogo de Tabuleiro como Ferramenta para Promoção da Sustentabilidade. International Journal of Environmental Resilience Research and Science, [S. l.], v. 6, n. 1, 2024. DOI: 10.48075/ijerrs.v5i2.32247. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ijerrs/article/view/32247. Acesso em: 4 out. 2024.