A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ijerrs.v2i2.26244
Agências de fomento

Palavras-chave:

educação especial. meio ambiente. projetos ambientais.

Resumo

As questões ambientais estão cada vez mais presentes em todos os espaços. Há necessidade de sensibilizar as novas gerações para a preservação do meio ambiente. Este ato de sensibilizar precisa ser trabalhado de forma contínua e atrelado ao cotidiano de todos os alunos, inclusive os que frequentam instituições de Ensino Especial. A presente pesquisa teve como objetivo analisar as práticas de Educação Ambiental realizadas por professores das APAEs com alunos portadores de necessidades especiais em três municípios do Paraná: Imbituva, Irati e Ponta Grossa.  Participaram 28 docentes, respondendo sobre quais projetos são realizadas nas APAEs dentro da temática Educação Ambiental, a aceitação e participação dos alunos e dos responsáveis sobre estas atividades, bem como as dificuldades encontradas para realizar este trabalho. Após a análise dos resultados, verificou-se a importância de se trabalhar a temática, além de compreender a colaboração dos demais envolvidos, o que demonstra a viabilidade das práticas e que esse trabalho terá continuidade dentro das instituições.

Biografia do Autor

Fernanda Nara Pereira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Licenciada em Ciências Naturais.

Katya Cristina de Lima Picanço, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Docente do Departamento Acadêmico de Ensino

Lia Maris Orth Ritter Antiqueira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Docente do Departamento Acadêmico de Ensino

Referências

ANTIQUEIRA, L.M.O.R. et al. Concepções a respeito da inclusão educacional de pessoas com deficiência no contexto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Submetido para publicação.

BORGES, Jorge Amaro de Souza. Educação ambiental na perspectiva da educação inclusiva. In: Olhar de professor, 14(2): 285-292, 2011.

BRASIL. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre Educação Ambiental e institui a Política Nacional de Educação Ambiental, e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 28 de abril de 1999. P.1.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais – terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental: Ciências Naturais. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CURRIE, K. L. Meio ambiente e interdisciplinaridade na prática. Campinas, Papirus, 1998.

DAMÁSIO, João. Para uma política de pagamento pelos serviços ambientais urbanos de cooperativas e associações de catadores de materiais recicláveis. Salvador: Pangea, 2010.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. - São Paulo: Atlas, 2008.

JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e Patologia do Saber. Rio de Janeiro: Imago Editora Ltda, 1976. 220 p.

KAUFMAN, M.: SERAFINI, C. A Horta: Um sistema ecológico, In: WEISSMANN, Hilda (org.) Didática das Ciências Naturais: contribuições e reflexões. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

PENTEADO, S.R. Manual prático de agricultura orgânica: fundamentos e técnicas. 2. ed. Campinas: Via orgânica, 2010.

PORTO, L. P. M.; BRASIL, H. M. S. (Organizadores). Manual de orientação técnica para arborização urbana de Belém: guia para planejamento, implantação e manutenção da arborização em logradouros públicos. Belém – PA. 2013.

Downloads

Publicado

20-12-2020

Como Citar

PEREIRA, F. N.; PICANÇO, K. C. de L.; ANTIQUEIRA, L. M. O. R. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. International Journal of Environmental Resilience Research and Science, [S. l.], v. 2, n. 2, 2020. DOI: 10.48075/ijerrs.v2i2.26244. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ijerrs/article/view/26244. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

FLUXO CONTÍNUO - Artigos