Inteligência Ecológica e Bioconstrução em Território Faxinalense no Distrito de Itaiacoca, Paraná, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.48075/ijerrs.v6i1.32234Resumo
A humanidade se distancia da natureza, criando uma visão errônea de não pertencimento, desencadeando sérios danos ambientais. A percepção equivocada de que existe uma separação entre os seres humanos e a natureza levou à negligência em relação aos impactos ambientais. Para abordar essa problemática, este estudo se concentra na importância da inteligência ecológica e da bioconstrução para promover a sustentabilidade, com foco na comunidade de Itaiacoca, município de Ponta Grossa, região dos Campos Gerais, no Paraná. A pesquisa segue uma abordagem exploratória-descritiva apoiada em metodologia qualitativa, visando aprofundar a compreensão do problema e detalhar as características da população estudada. Os instrumentos de pesquisa incluem Notas de Campo e Observação Participante aberta, permitindo uma análise robusta das práticas culturais e da presença das sementes crioulas na região. Os resultados revelam que a bioconstrução, ao utilizar materiais e práticas sustentáveis, é viável mesmo em locais remotos, proporcionando benefícios econômicos. Além disso, as bioconstruções promovem espaços de troca de conhecimento e conexão com a natureza, demonstrando a inteligência ecológica em ação. Diante dos desafios ambientais atuais, é essencial adotar abordagens responsáveis que reconheçam a interdependência entre os seres humanos e a natureza. A pesquisa destaca a importância de repensar nossa relação com o meio ambiente, buscando um futuro mais sustentável e equilibrado para todos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 International Journal of Environmental Resilience Research and Science

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.