A MEDIAÇÃO ESCOLAR COMO MÉTODO ADEQUADO DE SOLUÇÃO DE CONFLITOS E FORTALECIMENTO DO PROTAGONISMO JUVENIL

Autores

  • Edsonia Jadma Marcelino Souza Universidade Estadual de Londrina; Prefeitura Municipal de Londrina
  • Alexander Pelissari Souza Universidade estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v13i24.23531
Agências de fomento

Palavras-chave:

Globalização, Protagonismo infanto-juvenil, Mediação Escolar

Resumo

Resumo: O presente trabalho tem como perspectiva refletir as transformações na sociedade contemporânea, analisando a mediação como método adequado de solução dos conflitos na comunidade escolar. Para tanto, parte-se da perspectiva de que o diálogo seja um dos fatores geradores da conflituosidade infanto-juvenil. Tem-se como objetivo analisar a aplicabilidade da mediação escolar como instrumento adequado de pacificação social capaz de desenvolver a habilidade de tornar-se os participeis protagonistas na solução do conflito, contribuindo para um melhor relacionamento institucional e social. Para tanto, observa-se as mudanças advindas do mercado mundial e suas consequências em setores fundamentais dos Estados Nacionais, flexibilizando as relações de trabalho, fragilizando as garantias sociais, alterando as estruturas sociais e restringindo a atuação do poder hegemônico do Estado-nação na regulação e na proteção social de seus cidadãos. Procura-se analisar o instituto da mediação como meio adequado de solução de conflitos e sua capacidade de promover o protagonismo através da autonomia da vontade. Conclui-se que a mediação escolar é o instrumento mais adequado de pacificação social, para o desenvolvimento de resiliência e do protagonismo infanto-juvenil, contribuindo para o desenvolvimento de cidadãos com maior capacidade de solução de conflitos do cotidiano.

Biografia do Autor

Edsonia Jadma Marcelino Souza, Universidade Estadual de Londrina; Prefeitura Municipal de Londrina

Doutora de Serviço Social e Políticas Sociais (UEL/PUC); Mestre em Políticas Sociais UEL; Assistente Social; Docente; Servidora Pública Municipal.

Alexander Pelissari Souza, Universidade estadual de Londrina

Mestrando em Direito pela UEL; Especialista Em Educação; Sociólogo; Bacharel em Direito; Servidor Público Estadual

Downloads

Publicado

03-12-2020

Como Citar

SOUZA, E. J. M.; SOUZA, A. P. A MEDIAÇÃO ESCOLAR COMO MÉTODO ADEQUADO DE SOLUÇÃO DE CONFLITOS E FORTALECIMENTO DO PROTAGONISMO JUVENIL. Temas & Matizes, [S. l.], v. 13, n. 24, 2020. DOI: 10.48075/rtm.v13i24.23531. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/23531. Acesso em: 24 abr. 2024.