Formação de professores para o uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) na educação: a Webquest na sala de aula

Autores

  • Juliana Dalbem Omodei
  • Simone Maria Carlos Gakiya
  • Jane Aparecida de Souza Santana
  • Elisa Tomoe Moriya Schlünzen
Agências de fomento

Palavras-chave:

WebQuest, Educação a Distância, Formação de Professores

Resumo

O presente artigo tem como objetivo descrever as experiências realizadas na construção, planejamento, execução e analise de um curso de extensão oferecido na modalidade a distância desenvolvido durante uma disciplina do Programa de Pós-graduação em Educação Da Fct/Unesp/Presidente Prudente-SP. O curso teve como público alvo 17 professores da rede municipal de ensino da Secretaria de Educação do Município de Presidente Prudente-SP que atuam desde a educação infantil até o ensino fundamental (Ciclo I). O objetivo geral do curso foi formar educadores da escola pública para o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação, especificamente por meio da metodologia webquest na tentativa de disseminar impregnar novas tecnologias na sala de aula, proporcionando aos professores participantes a oportunidade de conhecer uma metodologia de pesquisa focada no uso da internet. O curso contou com uma carga horário de 140h e foi dividido em quatro módulos, a saber: 1. Educação à Distância e o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Teleduc; 2. Tic na Educação; 3. Planejamento da QebQuest; 4. Produção de blog para a publicação e aplicação da WebQuest. Para análise do curso e dos módulos foram criadas algumas as categorias na tentativa de facilitar a identificação dos resultados obtidos. Desta forma, foi possível perceber que os objetivos propostos a priori foram alcançados, pois os professores participantes do curso viram na metodologia WebQuest como mais uma possibilidade de trabalho com a tecnologia no ambiente escolar, partindo de uma atividade estruturada e significativa para os alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, A. R. S. Emoção na sala de aula. Campinas, SP: Papirus, 1999.

ALMEIDA, M.E.B. Educação à distância no Brasil: diretrizes políticas, fundamentos e práticas. Ano: III, Número 27, São Paulo, SP, novembro de 2000. Disponível em <http://www2.ufmg.br/ead/content/download/9702/70543/file/ALMEIDA.pdf>. Acessado em 04 de fevereiro de 2012.

DURÃES, M.N.; CARVALHO, J.L.T. de;. Informática e educação – conflitos e necessidades da sala de aula. Disponível em: http://www.senept.cefetmg.br/galerias/Arquivos_senept/anais/terca_tema5/TerxaTema5Artigo5.pdf Acesso em 02/03/2012.

GOUVÊA, S.F. Os caminhos do professor na Era da Tecnologia - Revista de Educação e Informática, Ano 9 - número 13 - abril 1999.

JAQUES, P. A.; VICARI, R. M. Estado da Arte em Ambientes Inteligentes de Aprendizagem que Consideram a Afetividade do Aluno. Informática na educação, UFRGS: Porto Alegre, v. 8, n. 1, p. 15-38, 2005.

MACHADO, L.S; OMODEI, J.D.; PEREZ, D.J.G. O Estar Junto Virtual como estratégia para romper preconceitos sobre a Educação a Distância. In: Anais do III Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações e II Simpósio Internacional de Educação a Distância. Presidente Prudente, FCT/UNESP, 2011.

PELIZZARI, KRIEGL, BARON, LUBI FINCK, DOROCINSKI, AUSEBEL. Teoria da aprendizagem significativa segundo Ausubel. Rev. PEC, Curitiba, v.2, n.1, p.37-42, jul. 2001-jul. 2002. Disponivel em <http://side.utad.pt/cursos/storage/EDB/3967/1266851234_teoria_da_aprendizagem_de_ausubel_-_texto_de_apoio.pdf>. Acessado em 15 de janeiro de 2012.

RINALDI, R. P., Dal-forno, J. P. & Reali, A. M. (2009). Programa de desenvolvimento profissional online para formadores em início de carreira na educação básica. Anais da 32ª. Reunião da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Caxambu, MG, Brasil.

ROCHA, S.S.D. O uso do Computador na Educação: a Informática Educativa. Rev. Espaço Acadêmico. N.85. Ano VIII. jun. 2008. Disponivel em <http://www.espacoacademico.com.br/085/85rocha.htm>. Acessado em 24 de janeiro de 2012.

SERRA, D. T. S. Aprendizagem, afetividade e educação online. Dissertação de Mestrado, Faculdade de Educação, Puc Minas, Belo Horizonte, 2005.

VALENTE, J.A., FREIRE, F.M.P.(orgs.): Aprendendo para a vida: os computadores na sala de aula. São Paulo: Cortez, 2001.

Downloads

Publicado

02-06-2016

Como Citar

OMODEI, J. D.; GAKIYA, S. M. C.; SANTANA, J. A. de S.; SCHLÜNZEN, E. T. M. Formação de professores para o uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) na educação: a Webquest na sala de aula. Travessias, Cascavel, v. 10, n. 1, p. e14199, 2016. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/14199. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

[DT] TIC, MULTILETRAMENTOS, SUPORT. E RECURSOS DIDT.-PED. APLIC. AO ENSINO DE LP