Formação de professores para o uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) na educação: a Webquest na sala de aula
Palavras-chave:
WebQuest, Educação a Distância, Formação de ProfessoresResumo
O presente artigo tem como objetivo descrever as experiências realizadas na construção, planejamento, execução e analise de um curso de extensão oferecido na modalidade a distância desenvolvido durante uma disciplina do Programa de Pós-graduação em Educação Da Fct/Unesp/Presidente Prudente-SP. O curso teve como público alvo 17 professores da rede municipal de ensino da Secretaria de Educação do Município de Presidente Prudente-SP que atuam desde a educação infantil até o ensino fundamental (Ciclo I). O objetivo geral do curso foi formar educadores da escola pública para o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação, especificamente por meio da metodologia webquest na tentativa de disseminar impregnar novas tecnologias na sala de aula, proporcionando aos professores participantes a oportunidade de conhecer uma metodologia de pesquisa focada no uso da internet. O curso contou com uma carga horário de 140h e foi dividido em quatro módulos, a saber: 1. Educação à Distância e o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Teleduc; 2. Tic na Educação; 3. Planejamento da QebQuest; 4. Produção de blog para a publicação e aplicação da WebQuest. Para análise do curso e dos módulos foram criadas algumas as categorias na tentativa de facilitar a identificação dos resultados obtidos. Desta forma, foi possível perceber que os objetivos propostos a priori foram alcançados, pois os professores participantes do curso viram na metodologia WebQuest como mais uma possibilidade de trabalho com a tecnologia no ambiente escolar, partindo de uma atividade estruturada e significativa para os alunos.Downloads
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