Desafios da alfabetização em Ministro Andreazza (RO) na perspectiva da teoria histórico-cultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v19i3.35375

Palavras-chave:

Alfabetização, Avaliação, Teoria Histórico-Cultural

Resumo

Este artigo analisa os resultados das avaliações do Programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada aplicadas em uma escola municipal de Ministro Andreazza, Rondônia, com foco nos estudantes do 4º ano do ensino fundamental. A pesquisa tem como objetivo interpretar os desafios do processo de alfabetização em uma escola municipal de Ministro Andreazza (RO), a partir dos resultados das avaliações realizadas nos anos de 2024 e 2025, discutindo seus limites e implicações pedagógicas em um contexto marcado por políticas de avaliação padronizadas. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, com abordagem dialética, apoiado em dados quantitativos obtidos por meio das avaliações institucionais de leitura, escrita e matemática. Os resultados indicam um alto índice de defasagem nos níveis de desempenho dos estudantes, sobretudo nas práticas de leitura e escrita. A análise evidencia que as avaliações externas, por sua natureza padronizada, apresentam limites para apreender a complexidade do processo educativo e as condições concretas de ensino da escola investigada. Nessa perspectiva, o estudo fundamenta-se na Teoria Histórico-Cultural para compreender que a alfabetização é um processo de apropriação da linguagem e dos conhecimentos historicamente produzidos, responsável por impulsionar o desenvolvimento das funções psíquicas superiores. Conclui-se que a superação das defasagens observadas requer uma reorganização do ensino pautada na intencionalidade pedagógica, no planejamento coletivo e em práticas voltadas à formação humana integral, superando as limitações impostas pelas políticas avaliativas de orientação tecnicista.

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Biografia do Autor

Caren Vitório Rocha Ribeiro de Souza, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Possui graduação em Licenciatura plena em pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa (2016). Possui Pós Graduação em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela FAROL- Faculdade de Rolim de Moura -. É professora - Secretaria Municipal de Educação. Atualmente é gestora escolar no município de Rondolândia, presidente do Conselho Municipal de Educação, mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação Escolar, Mestrado e Doutorado Profissional (PPGEEPprof).

Eliéte Zanelato, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Mestre em Educação pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Pedagoga pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Professora Associada da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), no Departamento Acadêmico de Ciências da Educação (DACED) desde 2010. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação Escolar - Mestrado Profissional/UNIR, desde 2022, linha de pesquisa "Práticas Pedagógicas, Inovações Curriculares e Tecnológicas". Professora do Programa de Pós-graduação em Educação - Mestrado acadêmico/UNIR, desde 2025, linha de pesquisa "Currículo, FormaçãoePráticasDocentesno contextoAmazônico". É diretora de Educação à Distância da UNIR desde 2024; Coordenadora da Especialização em Docência no Ensino Superior desde 2022; Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação no Enfoque Histórico-Cultural GEPEEHC/UNIR) desde 2020; Coordenadora de Projeto de Iniciação Científica no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), desde 2021; Coordenadora do Projeto de pesquisa "O Programa de Aprimoramento da Alfabetização na Idade Certa (PAIC) na Amazônia Rondoniense: políticas públicas, concepções e práxis docente" (2023-2026) - Projeto financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) - Chamada CNPq/MCTI N 10/2023. Foi Coordenadora do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Pedagogia de 2020 a 2024; Professora Orientadora do Programa Residência Pedagógica de 2022 a 2024;Coordenadora do Subprojeto de Pedagogia do PIBID de 2012 a 2017, Chefe de Departamento de 2016 a 2017, Vice-chefe de Departamento de 2012 a 2016. Possui experiência no Ensino Superior, na Educação de Jovens e Adultos e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Atua principalmente nos seguintes temas: Interfaces entre psicologia e educação, os processos de ensino e aprendizagem e Enfoque Histórico-Cultural (EHC).

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Publicado

08-12-2025

Como Citar

SOUZA, C. V. R. R. de; ZANELATO, E. Desafios da alfabetização em Ministro Andreazza (RO) na perspectiva da teoria histórico-cultural. Travessias, Cascavel, v. 19, n. 3, p. e35375, 2025. DOI: 10.48075/rt.v19i3.35375. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/35375. Acesso em: 8 dez. 2025.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO