Desafios da alfabetização em Ministro Andreazza (RO) na perspectiva da teoria histórico-cultural
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v19i3.35375Palavras-chave:
Alfabetização, Avaliação, Teoria Histórico-CulturalResumo
Este artigo analisa os resultados das avaliações do Programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada aplicadas em uma escola municipal de Ministro Andreazza, Rondônia, com foco nos estudantes do 4º ano do ensino fundamental. A pesquisa tem como objetivo interpretar os desafios do processo de alfabetização em uma escola municipal de Ministro Andreazza (RO), a partir dos resultados das avaliações realizadas nos anos de 2024 e 2025, discutindo seus limites e implicações pedagógicas em um contexto marcado por políticas de avaliação padronizadas. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, com abordagem dialética, apoiado em dados quantitativos obtidos por meio das avaliações institucionais de leitura, escrita e matemática. Os resultados indicam um alto índice de defasagem nos níveis de desempenho dos estudantes, sobretudo nas práticas de leitura e escrita. A análise evidencia que as avaliações externas, por sua natureza padronizada, apresentam limites para apreender a complexidade do processo educativo e as condições concretas de ensino da escola investigada. Nessa perspectiva, o estudo fundamenta-se na Teoria Histórico-Cultural para compreender que a alfabetização é um processo de apropriação da linguagem e dos conhecimentos historicamente produzidos, responsável por impulsionar o desenvolvimento das funções psíquicas superiores. Conclui-se que a superação das defasagens observadas requer uma reorganização do ensino pautada na intencionalidade pedagógica, no planejamento coletivo e em práticas voltadas à formação humana integral, superando as limitações impostas pelas políticas avaliativas de orientação tecnicista.
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