PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM SOBRE A PRESCRIÇÃO DO ENFERMEIRO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.48075/vscs.v10i1.33043Resumo
Introdução: A qualidade da assistência de enfermagem é fundamental e intrinsecamente ligada à Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), que demanda uma formação integrada entre teoria e prática, como é promovida por meio das atividades práticas supervisionadas em diferentes ambientes do sistema de saúde. Objetivo: Relatar a percepção de acadêmicos do curso de enfermagem sobre a adesão da equipe técnica de enfermagem à prescrição do enfermeiro em uma Unidade de Terapia Intensiva. Metodologia: Trata-se de estudo descritivo, do tipo relato de experiência, o qual aborda a vivência de acadêmicos de enfermagem experienciada em uma Unidade de Terapia Intensiva de um hospital ensino do estado do Paraná, durante as Atividades Práticas Supervisionadas (APS), desenvolvidas no mês de setembro de 2023. Resultados: Evidenciou que as APS trazem benefícios, permitindo a aplicação prática dos conhecimentos teóricos adquiridos, incluindo a SAE, especialmente a prescrição de enfermeiro, função privativo deste profissional. No entanto, observou-se que algumas prescrições não são devidamente checadas, revelando uma fragilidade nesta etapa da SAE. Conclusão: Infere-se que a prescrição de enfermeiro é imprescindível para direcionar e amparar o cuidado regulamentado, individualizado e qualificado de acordo com o quadro clínico de cada paciente. No entanto, a falta de checagem em algumas prescrições do enfermeiro revela uma fragilidade no processo assistencial. Sugere-se, portanto, que estratégias educativas contínuas sejam realizadas para fortalecer a importância da prescrição do enfermeiro e melhorar a qualidade da assistência e a realização de mais estudos sobre esta temática a fim de melhorar cada vez mais a assistência de enfermagem.