VISÃO DOS DISCENTES QUANTO AO USO DE ANIMAIS DE LABORATÓRIO E AVALIAÇÃO DE MÉTODO ALTERNATIVO
DOI:
https://doi.org/10.48075/vscs.v4i1.19316Palavras-chave:
Experimentação Animal, Métodos Alternativos, Visão dos discentes.Resumo
Objetivo: Esse estudo objetivou analisar a percepção de discentes quando ao uso de animais em aulas práticas de farmacologia e avaliar um método alternativo através da construção de vídeo-aulas dos principais modelos experimentais. Métodos: O presente trabalho foi dividido em duas etapas, sendo a primeira a construção de vídeo-aulas práticas e a segunda etapa a aplicação de questionário sobre o uso de experimentação com animais. Resultados: Os resultados demonstraram que 67% dos discentes são a favor da utilização de animais como material didático em aulas práticas e 90% dos discentes entrevistados consideraram que o vídeo apresentava com clareza a prática farmacológica, porém apenas 14% consideram que a prática com animais é plenamente substituível. Conclusão: Sendo assim, fica evidente, que a maior parte dos discentes entrevistados é a favor da utilização dos animais, pois, acredita ser a melhor metodologia de qualidade no quesito aprendizagem.