ATIVIDADE EDUCATIVA PARA PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM DA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE: O SEGUIMENTO DA CRIANÇA
DOI :
https://doi.org/10.48075/vscs.v1i1.11777Mots-clés :
Recém-nascido, Educação Continuada, Cuidado da Criança, Enfermagem Pediátrica.Résumé
Objetivo: Descrever ação de atividade educativa acerca do acompanhamento do neonato e lactente na Atenção Primária à Saúde. Metodologia: Pesquisa exploratório-descritiva, em que os dados foram coletados por meio de questionários aplicados a 11 profissionais de enfermagem atuantes em Atenção Primária a Saúde. Os questionários foram aplicados antes e após a atividade educativa, contendo questões acerca da prática clínica do acompanhamento da criança, avaliando a apreensão do conteúdo do material didático disponibilizado previamente ao curso e da metodologia didático-pedagógica. Estabeleceram-se como escore positivo 50% ou mais de acertos no pré-teste e no mínimo 70% no pós-teste. Análise de dados por meio de estatística descritiva simples. Resultados: No pré-teste, a maioria obteve mais que 50% de acertos. No pós-teste, o resultado manteve-se, não atingido 70%. A maioria dos participantes considerou a avaliação da atividade satisfatória. Conclui-se que, a atividade educativa alcançará melhores resultados se desenvolvida de forma planejada e contínua, valorizando as experiências da prática clínica dos enfermeiros; assumida pelos gestores como inerentes ao processo de trabalho.