Projeto-piloto de teletrabalho para servidores técnicos da Universidade do Estado de Santa Catarina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/revex.v20i1.26693
Agências de fomento

Palavras-chave:

Teletrabalho, Trabalho em casa, Instituição de Ensino Superior

Resumo

Em consonância às demandas da globalização, flexibilidade e necessidade de isolamento social, o teletrabalho tem se mostrado uma nova alternativa laboral para gestores e profissionais. A pesquisa, baseada na literatura sobre teletrabalho, sobretudo, no trabalho realizado em casa, verificou a oportunidade de uma experimentação de teletrabalho por alguns servidores da UDESC. O objetivo da pesquisa é planejar, implementar e avaliar o projeto piloto de teletrabalho em uma instituição pública de ensino superior, por meio da estratégia de pesquisa-ação. A coleta de dados se deu por diferentes formas: questionário, documentos e reuniões.  A análise dos dados foi realizada de acordo com a interpretação do referencial teórico, onde seguiram-se as categorias analíticas: cultura e normatização, infraestrutura, sensibilização, seleção, supervisão, condutores e barreiras, benefícios e fragilidades. O estudo busca contribuir para a literatura do teletrabalho por meio da apresentação do desenvolvimento dessa modalidade ao longo do tempo e suas nuances encontradas. O alinhamento da cultura organizacional e elaboração de normatização foram vistos como fundamentais para um projeto efetivo. A infraestrutura e sensibilização são necessárias para que ocorra o teletrabalho com geração de benefícios, assim como, a seleção alinhada ao perfil mais adequado e de forma voluntária. Por fim, verificou-se que há desvantagens e barreiras em menor escala do que benefícios e condutores.

 

ABSTRACT

In line with the demands of globalization, flexibility and the need for social isolation, teleworking has shown itself to be a new job alternative for managers and professionals. The research, based on the literature on telework, above all, on the home-based work, verified the opportunity of a telework experiment by some UDESC staff. The objective of the research is to plan, to implement, and to evaluate the teleworking pilot project in a public higher education institution, through the action research strategy. Data collection took place in different ways: questionnaire, documents, and meetings. Data analysis was performed according to the interpretation of the theoretical framework, which followed the analytical categories: culture and regulation, infrastructure, awareness, selection, supervision, drivers and barriers, benefits, and weaknesses. The study seeks to contribute to the teleworking literature by presenting the development of this modality over time and its nuances found. The alignment of the organizational culture and the elaboration of norms were fundamental for an effective project. Infrastructure and awareness are necessary for teleworking to generate benefits, as well as selection in line with the most appropriate profile and on a voluntary basis. Finally, it was found that there are disadvantages and barriers on a smaller scale than benefits and drivers.

Biografia do Autor

Ana Luiza Leite, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Cursa Doutorado em Administração na ESAG/UDESC e Graduação em Ciências Contábeis na UFSC. Graduada em Administração pela ESAG/UDESC (2017.2), participou como bolsista de apoio discente, bolsista de pesquisa e monitora de disciplina. Cursou Mestrado Profissional em Administração na ESAG/UDESC (2018.2-2020.1), todo o tempo como bolsista de pesquisa no grupo de pesquisa Dimensões e Processos Organizacionais - STRATEGOS, com foco de estudo em gestão de pessoas e práticas de flexíveis de trabalho.

 

Dannyela da Cunha Lemos, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Possui doutorado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) e graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992). Atua como professora do departamento de Administração Empresarial da Universidade do Estado de Santa Catarina ? UDESC/ESAG e do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Administração da ESAG, no mestrado profissional. Tem experiência na área de Administração, com vivência empresarial, com ênfase em gestão de pessoas e inovação. Faz parte do Grupo de Pesquisa Strategos - Organizações e Estratégia da UDESC/ESAG. Atua em cursos de pós-graduação lato sensu e realiza consultoria empresarial. Áreas de interesse: gestão de pessoas, cultura para inovação, sistemas de inovação e interação universidade-empresa.

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Publicado

02-02-2021

Como Citar

LEITE, A. L.; LEMOS, D. da C. Projeto-piloto de teletrabalho para servidores técnicos da Universidade do Estado de Santa Catarina. Revista Expectativa, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 73–96, 2021. DOI: 10.48075/revex.v20i1.26693. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/expectativa/article/view/26693. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Seção - Gestão nas Organizações