MARKETING PARA INSTITUIÇÕES DE ENSINO: O CASO DO CURSO DE SECRETARIADO EXECUTIVO DA UNIOESTE – TOLEDO, PR

Autores

  • Rodrigo Müller
  • Rúbia Nara Rinaldi

DOI:

https://doi.org/10.48075/revex.v9i1.5872

Resumo

A crescente competitividade que marca o ambiente de negócios caracteriza também o cenário educacional brasileiro, o que tem feito com que as instituições de ensino superior (IES), para se manterem competitivas e atuantes, passem a incorporar atividades de marketing em suas agendas, que até pouco tempo atrás não eram muitos comuns neste segmento. Dentro desta ótica, este trabalho objetivou analisar as atividades de marketing desenvolvidas pelo curso de Secretariado Executivo da Unioeste – Campus de Toledo, que mesmo estando ligado à uma IES pública necessita de maior visibilidade e reconhecimento diante da comunidade, para que assim, possa delimitar com mais clareza seu espaço de atuação e aumentar a sua competitividade e a de seus egressos. Para tanto, inicialmente, a partir de uma pesquisa bibliográfica, foram identificadas as iniciativas de marketing para instituições de ensino, bem como modelos sugeridos de atratividade de alunos. A partir desta literatura, foi elaborado um modelo de ações integradas de marketing que atendesse às necessidades e especificidades do curso de SE, que busca promover a imagem do curso frente às comunidades locais e regionais.

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Publicado

10-04-2013

Como Citar

MÜLLER, R.; RINALDI, R. N. MARKETING PARA INSTITUIÇÕES DE ENSINO: O CASO DO CURSO DE SECRETARIADO EXECUTIVO DA UNIOESTE – TOLEDO, PR. Revista Expectativa, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 77–94, 2013. DOI: 10.48075/revex.v9i1.5872. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/expectativa/article/view/5872. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Seção - Gestão nas Organizações