OS MAPAS MENTAIS E A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO: UMA ABORDAGEM NA GEOGRAFIA HUMANÍSTICA

Autores

  • Natália Lampert Batista
  • Roberto Cassol
  • Elsbeth Léia Spode Becker

DOI:

https://doi.org/10.48075/geoq.v9i1.13078
Agências de fomento
CAPES

Resumo

Os mapas mentais são uma forma de linguagem que refletem o espaço vivido e possibilitam que o mapeador expresse sentimentos topofílicos e topofóbicos. Assim, tem-se como objetivo compreender a percepção ambiental dos alunos da 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual de Educação Básica Dom Pedro I, como mapeadores conscientes, por meio da construção de mapas mentais, estimulando e despertando a criatividade. Essa investigação se encontra embasada teoricamente no método fenomenológico, proposto por Husserl, e a análise das representações mentais está apoiada na “Metodologia Kozel”, associada às noções de ética e do saber cuidar (BOFF, 2002) e as noções de identidade e de pertencimento (TUAN, 2013). A pesquisa permitiu evidenciar que os alunos possuem suas referências fortemente marcadas pelo sentimento de pertença e de identidade frente ao município de Quevedos/RS. Por fim, acredita-se que a representação que emerge dos mapas mentais deve ser considerada como “um modo de ver” e quando trabalhada e associada às transformações históricas, sociais, econômicas, políticas, técnicas e artísticas, permitem aprofundar conhecimentos escolares e motivar mudanças e transformações importantes e emergentes no pensamento das futuras gerações.

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Publicado

26-04-2016

Como Citar

BATISTA, N. L.; CASSOL, R.; BECKER, E. L. S. OS MAPAS MENTAIS E A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO: UMA ABORDAGEM NA GEOGRAFIA HUMANÍSTICA. Geografia em Questão, [S. l.], v. 9, n. 1, 2016. DOI: 10.48075/geoq.v9i1.13078. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/view/13078. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos