A ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO: CONSIDERAÇÕES ACERCA DOS MUNICÍPIOS DO MÉDIO VALE DO ITAJAÍ

Autores

  • Luis Claudio Krajevski Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Oklinger Mantovaneli Júnior Universidade de Blumenau – FURB
  • Sônia Adriana Weege Centro universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

DOI:

https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v3i2.19093
Agências de fomento

Palavras-chave:

Administração pública. AMMVI. Ética. Políticas públicas.

Resumo

A ética é um valor mais do que desejável na esfera pública. Tanto os governos quanto a população esperam que os princípios éticos sejam respeitados por todos os agentes públicos e pela sociedade como um todo. Entretanto, tal grandeza ainda não está presente em todas as relações públicas. Diante desta situação, cabe analisar até que ponto a questão ética é tratada como prioridade pelo setor público. Em especial, é importante investigar se, quando da adoção de políticas públicas, o padrão ético prevalece. Afinal, a alta complexidade que envolve a formulação das políticas públicas requer agentes públicos que atuem de forma isenta e ética. Neste sentido, este estudo busca demonstrar, com base nos quatorze municípios que constituem a Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI), se a ética é um valor observado pelos entes públicos. Para tanto, a metodologia utilizada se baseou na consulta junto a estas prefeituras, via questionários, se as mesmas possuem Códigos de Ética municipais. O resultado da pesquisa indica que as próprias instituições, no caso os municípios pertencentes a AMMVI, não dispõem de mecanismos que proporcionem condições favoráveis para que os padrões éticos sejam respeitados.

Biografia do Autor

Luis Claudio Krajevski, Universidade Federal da Fronteira Sul

Graduação em Ciências Econômicas. Mestrado em Desenvolvimento Econômico. Doutorando em Desenvolvimento Regional na Universidade de Blumenau.

Oklinger Mantovaneli Júnior, Universidade de Blumenau – FURB

Graduação em Relações Internacionais. Mestrado em Administração. Doutorado em Sociologia pela UNESP. Atualmente é professor do programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade de Blumenau – FURB.

Sônia Adriana Weege, Centro universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Graduação em Administração e Direito. Mestrado em Desenvolvimento Regional. Doutoranda em Desenvolvimento Regional da Universidade de Blumenau – FURB. Advogada, coordenadora de curso e professora do Centro universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI.

Downloads

Publicado

20-03-2018

Como Citar

KRAJEVSKI, L. C.; MANTOVANELI JÚNIOR, O.; WEEGE, S. A. A ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO: CONSIDERAÇÕES ACERCA DOS MUNICÍPIOS DO MÉDIO VALE DO ITAJAÍ. Gestão e Desenvolvimento em Revista, [S. l.], v. 3, n. 2, p. p. 82–95, 2018. DOI: 10.48075/gdemrevista.v3i2.19093. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/19093. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos