ADAPTAÇÃO INTERCULTURAL: POE E O CINEMA BRASILEIRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rlhm.v14i24.20648
Agências de fomento
Programa de Bolsas para Qualificação dos Servidores - PBQS/IFNMG

Palavras-chave:

Adaptação, cinema, interculturalidade.

Resumo

Adaptação, cultura e tradução. A adaptação intercultural tem sido uma constante no cinema mundial, dos quais podemos citar, como autores mais adaptados, o inglês Shakespeare, a escritora britânica Agatha Christie, e o poeta, contista e crítico literário estadunidense Edgar Allan Poe, famoso por seus contos de terror. Contudo, o cinema brasileiro, com suas inconstâncias, parece não ter conseguido avançar neste sentido, muito disso devido à preferência cultural do público por produções estrangeiras, além da falta de investimento dos órgãos responsáveis, em produções que compartilhem a obra dos grandes escritores mundiais. Este trabalho tem por objetivo analisar o conceito de interculturalidade nas adaptações de textos escritos para o audiovisual e exemplificar a realidade das salas de cinema de nosso país. Também se preocupa em verificar por que as obras do escritor norte-americano Edgar Allan Poe são pouco adaptadas pelos cineastas brasileiros, o que nos remete ao problema de que o cinema, infelizmente, vende tão somente entretenimento e não propaga cultura.

Biografia do Autor

Luciana Lacerda de Carvalho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais.

Mestra em Ciências Humanas pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, na linha de Estudos da linguagem e cultura (2018), com bolsa do PBQS fornecida pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - IFNMG. 

Downloads

Publicado

24-12-2018

Como Citar

CARVALHO, L. L. de. ADAPTAÇÃO INTERCULTURAL: POE E O CINEMA BRASILEIRO. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 14, n. 24, p. 26–40, 2018. DOI: 10.48075/rlhm.v14i24.20648. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/20648. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ CONFLUÊNCIAS E RELAÇÕES DA LITERATURA COM AS OUTRAS ARTES