O VISÍVEL E O INVISÍVEL: CONCEPÇÃO LÍRICA DE MURILO MENDES EM POEMAS (1930)
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v8i11.7310Resumo
O objetivo deste estudo é mostrar que o livro de estreia de Murilo Mendes, Poemas (1930), já expõe a principal concepção de poesia do autor, que o acompanhará em toda a sua trajetória. Essa maneira de entender a poesia é a combinação da busca pelo cotidiano da fase heroica do Modernismo e a aspiração às questões espirituais e existenciais. Procuramos mostrar que, diferentemente dos poetas católicos dos anos 1930, que apresentavam uma visão reduzida e dogmática da poesia espiritualista, Murilo Mendes conseguiu chegar a um resultado estético bastante rico, criando novos caminhos para a lírica modernista brasileira.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.