ENTRE NARRATIVAS LITERÁRIAS E HISTÓRICAS: UMA APRESENTAÇÃO DO ROMANCE DESDE QUE O SAMBA É SAMBA, DE PAULO LINS

Autores

  • Haydê Costa Vieira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas - UFMS/CPTL
  • Ricardo Magalhães Bulhões Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas - UFMS/CPTL

DOI:

https://doi.org/10.48075/rlhm.v14i24.20886
Agências de fomento

Palavras-chave:

Romance Histórico, Candomblé e Umbanda, Samba, Largo do Estácio, Paulo Lins.

Resumo

Ancorado em contribuições de Esteves (2008, 2010), no que se refere à análise do romance histórico brasileiro contemporâneo; nos estudos de Pesavento (2000) e Freitas (1989), para a abordagem das relações que se estabelecem entre Literatura e História; nos pressupostos teóricos de Lira Neto (2017), Franceschi (2010), Lopes e Simas (2017), acerca da investigação do samba do Largo do Estácio; e em Silva (2005), a respeito da história do candomblé e umbanda, este trabalho tem como objeto de análise as manifestações históricas presentes no romance Desde que o samba é samba (2012), de Paulo Lins. A escolha do tema decorreu do interesse em estudar uma obra literária que se caracteriza por fazer uma releitura crítica da história do samba, com personalidades e fatos históricos. Para a realização deste estudo, elegeu-se o procedimento básico da pesquisa bibliográfica. Por meio da análise do romance, cuja trama ocorre entre os anos de 1928 e 1929, percebe-se que o autor Paulo Lins se ampara em diversas pesquisas para a sua produção. Dessa maneira, compreende-se que Desde que o samba é samba se trata de um romance histórico o qual estabelece diálogo com ocorrências históricas relacionadas ao final da segunda década do século XX.

Biografia do Autor

Haydê Costa Vieira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas - UFMS/CPTL

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras (Área de Concentração em Estudos Literários), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas. 

Ricardo Magalhães Bulhões, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas - UFMS/CPTL

Professor Associado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas (UFMS/CPTL). Atua no Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) e no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras), nível de Mestrado e Doutorado.

Downloads

Publicado

24-12-2018

Como Citar

COSTA VIEIRA, H.; MAGALHÃES BULHÕES, R. ENTRE NARRATIVAS LITERÁRIAS E HISTÓRICAS: UMA APRESENTAÇÃO DO ROMANCE DESDE QUE O SAMBA É SAMBA, DE PAULO LINS. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 14, n. 24, p. 292–306, 2018. DOI: 10.48075/rlhm.v14i24.20886. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/20886. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

PESQUISA EM LETRAS NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO E LITERATURA, ENSINO E CULTURA