O PROBLEMA DO HERÓI GETÚLIO VARGAS: O TEMPO DA ESCRITA E SEUS INTERESSES NA ATUALIZAÇÃO DE PERSONAGENS HISTÓRICOS

Autores

  • Izis Guimarães Mueller Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Maria Aparecida Silva de Sousa Universidade Federal do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.48075/rlhm.v16i27.24794
Agências de fomento
Fundação de Amparo à Pesquisa na Bahia (FAPESB)

Palavras-chave:

Memória, Ditadura, Getúlio Vargas, Dias Gomes, Ferreira Gullar

Resumo

O presente artigo concentra-se na análise do texto dramático Dr. Getúlio, sua vida e sua glória, escrito por Dias Gomes e Ferreira Gullar, em 1968. Buscou-se discutir as relações entre historicidade, memória, política e produção artística, evidenciando como esses elementos se articulam na construção do sentido do texto. Articulamos proposições de estudiosos da dramaturgia brasileira, como Décio de Almeida Prado, Renata Pallottini, Anatol Rosenfeld e Sandra Pascolati, para identificar, na construção do texto, o caráter atribuído às personagens; as teorizações sistematizadas por Jacques Le Goff, Maurice Halbwachs e Levi Vigotski, quanto à dimensão social da memória e da subjetividade; e a trajetória de Gomes e Gullar, com atenção aos grupos com os quais eles se engajaram. Em diálogo com as proposições de Michel Foucault, para quem a autoria de um texto está marcada pelo contexto de sua enunciação, intentamos conhecer as circunstâncias que possibilitaram a construção do caráter desta rememoração e as relações discursivas deste texto com a temporalidade em que foi produzido. Assim, notou-se que o texto analisado caracteriza a personagem como um herói e, para isso, elimina as contradições do sujeito histórico. Vargas é representado como um político nacionalista, vítima do imperialismo, desconsiderando que ele próprio negociou com esse mesmo imperialismo, além de ter feito uso de medidas autoritárias e violentas em seus governos. Concluímos que o texto apresenta uma homenagem positiva à memória do ex-presidente, como estratégia de enfrentamento à Ditadura Civil Militar, e em consonância com a tradição intelectual de esquerda que lhes era contemporânea. 

Biografia do Autor

Izis Guimarães Mueller, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestranda em Memória, Linguagem e Sociedade (2015), especialista (2012) e licenciada (2010) em História pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; graduanda em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia Minas Gerais (Atual). Realizou pesquisa sobre a História do teatro conquistense e a historicidade da relação entre arte, política, memória e sociedade com ênfase na rememoração do ex-presidente Getúlio Vargas na produção escrita do dramaturgo Dias Gomes. Trabalhou como professora de História no Ensino Fundamental, Ensino Médio e em Cursinhos. É artista cênica, Atriz, Performer, Encenadora, Assistente de Direção e Arte Educadora. Atualmente tem se interessado em pesquisar as relações entre experiências artísticas e saúde mental

Maria Aparecida Silva de Sousa, Universidade Federal do Sudoeste da Bahia

Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, mestrado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia no Curso de Licenciatura em História. Tem experiência na área de História do Brasil/História da Bahia, com enfoque em temáticas relacionadas à Formação do Estado e Construção da Nação, Sertões Baianos, Conflitos políticos na Bahia Oitocentista. Integra a equipe de pesquisadores do Museu Pedagógico da UESB.

Downloads

Publicado

06-08-2020

Como Citar

MUELLER, I. G.; SOUSA, M. A. S. de. O PROBLEMA DO HERÓI GETÚLIO VARGAS: O TEMPO DA ESCRITA E SEUS INTERESSES NA ATUALIZAÇÃO DE PERSONAGENS HISTÓRICOS. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 16, n. 27, p. 61–82, 2020. DOI: 10.48075/rlhm.v16i27.24794. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/24794. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: MANIFESTAÇÕES DE RE-EXISTÊNCIA: A LITERATURA EM TEMPOS DE REPRESSÃO