CORPORATIVISMO E TRANSNACIONALISMO NA ARENA: PORTUGAL COMO INSPIRAÇÃO NA AÇÃO PARLAMENTAR DE PLÍNIO SALGADO
DOI :
https://doi.org/10.36449/rth.v19i1.11311Résumé
A principal composição política do movimento integralista brasileiro esteve presente no pensamento do líder, Plínio Salgado. Exilado em Portugal de 1939 a 1946 regressou ao Brasil e levou uma nova composição metodológica através da Democracia Cristã e do Estado Novo português. O integralista teve dois mandatos pelo Partido de Representação Popular (PRP), 1959 a 1963 e 1963 a 1967. Após o Ato Institucional nº. 2, ingressou na Aliança Renovadora Nacional (ARENA) e teve também dois mandatos: 1967 a 1971 e 1971 a 1974. A investigação tem como propósito analisar, o período parlamentar de Salgado, que entre outras características, foi marcado pela defesa de Portugal no Brasil e pela tentativa de implantar um regime corporativista semelhante ao existente em Portugal. Com uma proposta nacionalista e basicamente católica, Salazar inspirou Plínio que passou a defender os interesses lusitanos, inclusive em relação às particularidades do país, como nas guerras coloniais.Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.