AS NEGRAS QUITANDEIRAS NO RIO DE JANEIRO DO SÉCULO XIX PRÉ-REPUBLICANO: MODERNIZAÇÃO URBANA E CONFLITO EM TORNO DO PEQUENO COMÉRCIO DE RUA
DOI:
https://doi.org/10.36449/rth.v20i1.13837Resumo
O projeto de modernização do Rio de Janeiro durante o século XIX teve como uma de suas características mais marcantes o aprimoramento da estrutura de controle e regulação do pequeno comércio de rua. Especialmente afetada por esse processo, a comunidade negra, escrava ou livre, que praticava a venda à varejo nas ruas da cidade, passara a ser alvo das imposições da cidade moderna. Entre estes comerciantes estavam as quitandeiras, mulheres negras que vendiam gêneros alimentícios pelas nas ruas e áreas centrais da cidade. Observando a relação entre modernidade e conflito, este artigo analisa algumas disputas pela ocupação do espaço público, e a participação das quitandeiras nestes litígios. Argumentamos que o processo de modernização da cidade ocorreu com diversos conflitos que envolveram diretamente a população negra da cidade.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.