A HISTÓRIA COMO BILDUNG: O CÍRCULO DE STEFAN GEORGE E A FUNÇÃO FORMATIVA DA HISTÓRIA

Autores

  • Walkiria Oliveira Silva

DOI:

https://doi.org/10.36449/rth.v19i1.11770
Agências de fomento
CNPq

Resumo

O Círculo de Stefan George constituiu uma referência para os debates acerca das funções do conhecimento histórico e da historiografia, durante as três primeiras décadas do século XX na Alemanha. Os membros do Círculo buscaram compor uma proposta para a história a qual enfatizava a função pragmática da historiografia a partir de sua função formativa. Este artigo tem por objetivo discutir as relações entre as ideias do Círculo para a história e o conceito neo-humanista alemão de Bildung. Este artigo encontra-se estruturado em três partes : a primeira diz respeito à elucidação do conceito de Bildung; a segunda traça a relação entre a crise do historicismo e o conceito de Bildung; a última parte analisa as relações entre o conceito de Bildung e a historiografia do Círculo a partir da relação entre o conhecimento histórico e seu papel na fundamentação identitária individual e coletiva. 

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Publicado

02-09-2015

Como Citar

SILVA, W. O. A HISTÓRIA COMO BILDUNG: O CÍRCULO DE STEFAN GEORGE E A FUNÇÃO FORMATIVA DA HISTÓRIA. Tempos Históricos, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 120–137, 2015. DOI: 10.36449/rth.v19i1.11770. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temposhistoricos/article/view/11770. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: História Intelectual